Birigui

Assistência visita famílias para atualizar CadÚnico, fundamental para o Bolsa Família

Famílias visitadas são aquelas beneficiadas com o BPC , e que estão com os cadastros desatualizados há mais de dois anos; CadÚnico é condicionante para vários tipos de benefícios

04/03/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Da Redação/Folha da Região

Divulgação

O CadÚnico dever ser atualizado sempre que houver mudança de endereço, renda, composição familiar
O CadÚnico dever ser atualizado sempre que houver mudança de endereço, renda, composição familiar

A Assistência Social de Birigui iniciou rotina de visitas domiciliares para as famílias inseridas no Cadastro Único (CadÚnico). O objetivo é atualizar dados com o real perfil da população constante no programa.

As famílias que estão sendo visitadas são aquelas com renda per capita de 0 a meio salário mínimo (atualmente em R$ 651); beneficiadas com o BPC (Benefício de Prestação Continuada); e que estão com os cadastros desatualizados há mais de dois anos. O CadÚnico também é condicionante para o Bolsa Família, entre outros benefícios.

Por carta

Já as famílias que possuem renda per capita acima de meio salário mínimo, com o cadastro desatualizado, serão notificadas por meio de correspondência enviada para seus domicílios. Elas serão notificadas sobre a importância de manter as informações atualizadas.

Quando atualizar

O CadÚnico dever ser atualizado sempre que houver mudança de endereço, renda, composição familiar. Caso as informações fiquem desatualizadas as famílias com benefícios como a TSEE (Tarifa Social de Energia Elétrica), o BPC, Bolsa Família, entre outros poderão ter seus benefícios suspensos ou até mesmo cancelados.

Por isso, a orientação é que as famílias não deixem para agendar atendimento próximo ao prazo limite, de modo a não perder os benefícios nos quais estão inseridas. Cabe a cada família buscar o agendamento dentro do prazo.

Para que serve o cadastro

O Cadastro Único é um conjunto de informações sobre as famílias brasileiras em situação de pobreza e extrema pobreza. As informações são utilizadas pelo Governo Federal, pelos Estados e pelos municípios para implementação de políticas públicas capazes de promover a melhoria da vida dessas famílias.

Podem integrar o cadastro as famílias de baixa renda que ganham até meio salário mínimo por pessoa; ou que ganham até três salários mínimos (R$ 3.906,00) de renda mensal total.

Serviço

Em caso de dúvida sobre a situação cadastral, é só entrar em contato com um dos Cras em Birigui ou enviar mensagem por meio do aplicativo whatsApp (18) 3642 7247.

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.