Está em fase final de elaboração, no âmbito da Secretaria Municipal de Turismo e Cultura de Pereira Barreto, uma propositura de projeto de lei visando a implantação do Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Artístico, Ambiental, Cultural e Turístico de Pereira Barreto (Consphact). A reunião mais recente aconteceu na quinta-feira, dia 19 de janeiro, na Diretoria de Cultura, e contou com a presença de representantes do poder público e da sociedade civil.
A expectativa dos membros do Comitê de Organização do Consphact é de que a minuta seja encaminhada ao Prefeito João de Altayr Domingues no mês de fevereiro e tramite no Legislativo entre os meses de março e abril de 2023.
O município de Pereira Barreto foi fundado em 1928 por imigrantes japoneses e embora sua população seja constituída, há décadas, majoritariamente por pessoas de diversas etnias, a cidade ainda mantém diversos monumentos históricos e costumes típicos da cultura nipônica, entre os quais o Bon Odori.
Festividade
A celebração do Bon Odori realizada em Pereira Barreto é considerada uma das melhores do gênero no Brasil, acolhendo milhares de pessoas oriundas de todos os cantos do país, onde algumas aproveitam a data para rever familiares e amigos que ainda vivem nesta terra. A festa é realizada no mês de julho, com a duração de um final de semana
O Bon Odori encontra suas raízes no Obon, uma tradicional festividade nipônica que tem origem no Budismo, simbolizando gratidão pelas boas colheitas, celebrando as almas dos antepassados através da dança, o Bon Odori, e ao som dos tambores japoneses, o taiko. O Bon Odori consiste em movimentos simples, porém delicados e leves, remetendo a colheita, a ceifa, o semear, ao agradecimento e o festejar.
Em Pereira Barreto, o Bon Odori faz parte da tradição do município. O que começou como uma festividade para preservar as raízes e a cultura japonesa entre os imigrantes nipônicos que fundaram o município, com o passar do tempo, foi incorporado por toda a população pereira-barretense que no espírito da festa, encontrou uma forma de agradecer e buscar desenvolvimento para o município.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.