Ladrões armados invadiram o Shopping Iguatemi, em São José do Rio Preto (SP), a cerca de 150 quilômetro de Araçatuba (SP), na noite de ontem (14), e provocaram pânico entre funcionários e visitantes. Apavoradas, as pessoas se trancaram dentro das lojas, restaurantes, salas de cinema e banheiros até serem liberados com segurança pelos policiais militares.
Os criminosos assaltaram uma joalheria e fugiram em seguida, abandonando pelo caminho dois carros usados na ação. Ainda não se sabe a quantidade de objetos furtados, nem o valor do prejuízo.
Segundo o delegado Mauro Truzzi, da Deic (Divisão Especializada em Investigações Criminais), pelo menos cinco criminosos participaram do assalto. Dois deles entraram na joalheria Costantini, que fica no piso superior do prédio, sendo que um estava em uma cadeira de rodas. Os outros ficaram do lado de fora da loja e, segundo a Polícia Civil, um segurança teria sido rendido. Ele será chamado para prestar depoimento na Deic.
A invasão à loja aconteceu por volta das 20h30. Em nota, o Shopping Iguatemi Rio Preto afirmou que a polícia foi imediatamente acionada e que o centro de compras está “colaborando com as autoridades competentes”. Tanto a Polícia Militar quanto a Civil mobilizaram equipes até o local.
Fortemente armados, os PMs vasculharam o centro de compras e, somente por volta das 21h, clientes e funcionários começaram a ser liberados. Muitos saíram com as mãos para cima, sinalizando que eram inocentes. Os homens passaram por revista na área externa do centro de compras.
Investigação
O delegado Mauro Truzzi suspeita que a quadrilha seja de fora de Rio Preto. “Se compararmos com fatos que já aconteceram em Rio Preto, ou, recentemente, em shoppings de outras cidades, como em Sorocaba, eles (os criminosos) abandonam o carro e pegam outro para fugir”, afirmou.
Segundo ele, dois veículos usados pelos criminosos foram encontrados em uma área rural próxima ao shopping. Os carros foram levados para a Deic para passar por perícia. “Agora começa uma quantidade enorme de diligências, investigações, perícias e tudo mais. O tempo é fundamental, o tempo urge, a gente tem que trabalhar a madrugada inteira”, disse Truzzi na noite desta sexta.
O Iguatemi encerrou as operações mais cedo nesta sexta, às 21h30. O centro de compras disse que funcionará normalmente neste sábado (15).
*Com informações do Diário da Região.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.