SÉRIE A3 Experiente jogador, com passagem por grandes clubes, será treinador na próxima temporada
Visando a disputa da Série A3 do Campeonato Paulista, a diretoria do Bandeirante já se mexe definiu nesta sexta-feira o nome do seu novo treinador. Ele será Paulinho Mclaren, que neste ano trabalhou no São Caetano.
O ex-jogador soma trabalhos por Francisco Beltrão-PR, e rodou o interior paulista por Taubaté, Itapirense, Rio Claro, Barretos, Francana e futebol árabe. Agora, ele retorna ao BEC depois de 38 anos após a sua saída como atacante em 1984. O Bandeirante foi onde ele iniciou sua carreira.
McLaren teve carreira de sucesso como centroavante e atuou por clubes como Santa Cruz, Atlético-MG, Fluminense, Athletico-PR, Cruzeiro, Internacional, Portuguesa, Santos, Porto, entre outros. O atacante foi campeão português em 1993 e artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1991, quando marcou 15 gols pelo Santos.
Após carreira como atacante, Paulinho formou-se em Educação Física pelo Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino em São João da Boa Vista (Unifae) e iniciou trajetória à beira do gramado.
DE CASA
Como jogador profissional, o ex-atacante Paulinho McLaren marcou 483 gols entre 1981 e 1999. Paulinho começou a carreira no Bandeirante de Birigui, em 1981.
Ele foi artilheiro do Campeonato Brasileiro de 1991. E no Porto, de Portugal, conquistou dois títulos: campeão português e supercampeão de Portugal, ambos em 1993.
No ano seguinte, o artilheiro voltou ao futebol brasileiro. Contratado pelo Internacional, Paulinho levantou mais uma taça, a do Campeonato Gaúcho de Futebol de 1994, além de ser artilheiro da Copa do Brasil do mesmo ano. Depois do Inter, Paulinho jogou por Portuguesa (1994, 1995 e 1997), Cruzeiro (1995 e 1996), Fluminense (1997), Atlético Mineiro (1998), Miami Fusion (1998) e Santa Cruz (1999), onde encerrou sua carreira.
Em 2008, passou a atuar como técnico da equipe sub-17 do Rio Claro, assumindo posteriormente a equipe profissional. Nas categorias de base do clube, com seu trabalho, formou uma equipe competitiva e revelou jogadores que estão hoje no Benfica de Portugal, Palmeiras e também na Traffic. Como auxiliar da equipe na Série A2 em 2009, ajudou a equipe no retorno para a Série A1 do Paulistão de 2010.
Em 6 de março de 2019 foi contratado novamente pelo Taubaté para a disputa das cinco rodadas finais da primeira fase do Campeonato Paulista Série A2.
APELIDO
O apelido de McLaren surgiu no dia 18 de março 1991, quando atuava pelo Santos em jogo contra o Vitória, pelo Campeonato Brasileiro. Uma semana após o jogo, aconteceria o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, em Interlagos.
Após marcar um gol, como forma de homenagear o ídolo nacional Ayrton Senna, Paulinho comemorou como se estivesse pilotando um carro de corrida. Senna estava na McLaren.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.