Araçatuba

O que é tártaro e como evitá-lo?

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
SAÚDE BUCAL. O cálculo dental, popularmente conhecido como tártaro, é uma camada de placa bacteriana endurecida que se forma sobre a superfície dos dentes. Foto: Ilustração
SAÚDE BUCAL. O cálculo dental, popularmente conhecido como tártaro, é uma camada de placa bacteriana endurecida que se forma sobre a superfície dos dentes. Foto: Ilustração

O cálculo dental, popularmente conhecido como tártaro, é uma camada de placa bacteriana endurecida que se forma sobre a superfície dos dentes, devido à precipitação de íons cálcio e fosfato presentes na saliva. A higienização incorreta é a principal causa deste endurecimento, mas também é influenciada por fatores como dieta, composição salivar e retenção de placa. Apesar de muitos se incomodarem com o cálculo dental por conta da aparência nada estética, o principal problema é que o tártaro tem ação irritante sobre as gengivas e serve como um local propício para adesão de bactérias, favorecendo o desenvolvimento de doenças como cárie, gengivite e periodontite.

O tártaro pode estar localizado acima da linha da gengiva, abaixo desta, ou em ambos os locais. Os que estão acima da linha da gengiva podem ser facilmente visualizados pelo paciente, pois se apresentam como uma “crosta” de coloração amarelada ou em tons mais escuros, geralmente presentes próximos da gengiva ou no espaço entre 2 dentes, explica a cirurgiã-dentista Tamires Passadori Martins, aluna de mestrado em Ciência Odontológica pela FOA-UNESP.

Por outro lado, o tártaro escondido debaixo da gengiva é de difícil identificação pelo paciente. Por esta razão, consultas regulares ao dentista são de grande importância, permitindo a identificação e remoção de cálculos ainda em estágios iniciais de formação (quando ainda têm tamanho pequeno). Quanto maior o tártaro subgengival, maior a possibilidade de danos à gengiva (reversíveis) e ao osso de suporte dos dentes (irreversíveis). “Uma vez formado, o tártaro não pode ser removido apenas com escova ou fio dental, necessitando de remoção profissional”, enfatiza a Dra. Tamires.

Para a prevenção da formação de tártaro, a estratégia mais efetiva é a escovação regular dos dentes e o uso frequente de fio dental, com a finalidade de remover a placa bacteriana que naturalmente se forma sobre os dentes. Quanto ao creme dental ideal para esta situação clínica, o Prof. Alberto Delbem, Professor Titular da FOA-UNESP, destaca que produtos contendo agentes antimicrobianos ou que reduzam a precipitação de íons da saliva podem conferir ajuda extra. Produtos contendo triclosan ou sais de zinco apresentam atividade antibacteriana e, portanto, agem diretamente sobre a formação da placa bacteriana, sem a qual não há formação de cálculo. Por outro lado, cremes dentais contendo sais de zinco, pirofosfato ou hexametafosfato de sódio reduzem a precipitação de íons cálcio e fosfato sobre a placa bacteriana.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários