Araçatuba

Geada destrói lavouras na região de Araçatuba

Por Redação |
| Tempo de leitura: 1 min
CLIMA Cidades de Coroados e Guararapes foram municípios prejudicados pela baixa temperatura na região. Foto: Divulgação
CLIMA Cidades de Coroados e Guararapes foram municípios prejudicados pela baixa temperatura na região. Foto: Divulgação

A massa de ar frio seco que chegou ao Estado de São Paulo provocou geada no campo e perdas em lavouras na região de Araçatuba. Os termômetros marcaram três graus na madrugada de ontem (20) e o fenômeno atmosférico de baixa temperatura que provoca a morte de plantas e suas partes, como folhas e ramos, foi registrado em Birigui, Coroados e Guararapes.

No Sítio Naturaleza, localizado no bairro Baguaçu, em Coroados, a geada, que é uma espécie de orvalho congelado que forma uma fina camada de gelo na superfície, queimou pelo menos 500 pés de tomate, segundo o produtor rural Jefferson Rabal. "A geada também queimou bananeiras, pés de mandioca e de abóbora", contou ele, que produtos alimentos orgânicos.

Foi a segunda vez que o fenômeno foi registrado em sua propriedade este ano. A primeira foi no final de junho, quando houve a primeira onda severa de frio na região, com temperatura mínima de até 1 grau. Conforme o Climatempo, a massa de ar frio começa a perder a força a partir da quarta-feira (21). Mas as manhãs ainda serão geladas, pelo menos até o final desta semana.

A quarta-feira (22) será de sol, mas terá períodos nublados; a mínima sobe para os 9 graus e a máxima será de 28 graus. As temperaturas seguem em elevação até o domingo (25), mas as mínimas não ultrapassam os 18 graus; já as máximas ficarão entre os 31 e os 35 graus. De quinta (23) a domingo, a previsão é de sol, sem nuvens no céu. Não há previsão de chuva para os próximos dias, segundo o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp de Bauru, o que contribui para a baixa umidade relativa do ar.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários