Economia

Livros e vídeos para ganhar dinheiro

Por Redação | 11/07/2021 | Tempo de leitura: 4 min

VALE OURO O escritor e consultor financeiro Ben Zruel é best-seller com o livro
VALE OURO O escritor e consultor financeiro Ben Zruel é best-seller com o livro "Vou te ensinar a ser rico". (Foto: Divulgação)

ENRIQUECER As prateleiras e as redes sociais estão sendo invadidas por conselhos para a educação financeira e quem fazem sucesso por ensinar a poupar e a investir

O mercado editorial brasileiro e as redes sociais estão sendo tomados por publicações que ensinam como guardar e multiplicar o dinheiro. Desde que Napoleon Hill publicou "Pensa e Enriqueça", em 1937, nos Estados Unidos, o tema já vinha rondando o imaginário popular.

E em seguida vieram outros clássicos que ajudavam a ganhar dinheiro com a persuasão pessoal como "Como fazer amigos e influenciar pessoas", lançado em 1936 por Dale Carnegie e até a produzir riqueza pelo investimento correto como "Pai Rico, Pai Pobre" de Robert Kiyosaki, de 1997.

Porém, de cinco anos para cá, não param de surgir novos livros no gênero, que ganharam facilmente o topo dos mais vendidos, como "Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso", de Nathalia Arcuri, de 2018, e "Primo Rico", de Thiago Nigro, também de 2018.

Estas duas obras, inclusive, são linkadas com os canais de Youtube e as redes sociais dos autores. Diariamente, eles publicam vídeos para atender às pessoas ávidas para saírem do aperto mensal dos assalariados.

E o sucesso deste tipo de obras tem uma explicação. O consultor de investimentos Émerson da Silva Carvalho, de Birigui, da ESC Investimentos, afirma que até recentemente poucas pessoas discutiam esse assunto e os motivos podem ser vários.

Segundo ele, o principal motivo para o sucesso destas obras impressas ou por vídeo, é uma justamente a questão de acesso. Emerson explica que antes das plataformas digitais o valor mínimo para se investir em alguns produtos financeiros poderia ser alto para a grande maioria das pessoas.

"Essa realidade hoje é bem diferente e podemos visualizar isso até mesmo nos vídeos, sobre investimentos, mais vistos do Youtube que são normalmente vídeos ensinando a investir com pouco dinheiro. Essa estratégia é adotada por grande parte dos canais do Youtube justamente para alcançar esse novo público que está descobrindo o mundo dos investimentos", explica o biriguiense, que tem seu próprio canal para ensinar a poupar e a investir (escinvestimentos.wordpress.com)

FATOR PSICOLÓGICO

O consultor Émerson acrescenta ainda que outro fator que explica a explosão da procura por este tipo de produto é a psicologia.

Ele ensina que a mnemônica - técnica para desenvolver a memória e memorizar coisas - Fomo (FearofMissing Out) é traduzido do inglês como o "medo de estar perdendo algo", ou seja, as pessoas começaram a perceber que pessoas comuns estão ganhando dinheiro na Bolsa de Valores, por exemplo, e esse medo de não participar da "festa" faz com que cada vez mais pessoas busquem informações sobre investimentos.

LIBERDADE

Muitas pessoas querem aprender a investir para serem livres dos patrões e dos boletos. Mas, como tudo na vida, isso também é relativo.

Em entrevista publicada pela Folha da Região em setembro do ano passado, o escritor e consultor financeiro Ben Zruel, que é Best-seller com o livro "Vou te ensinar a ser rico", afirmou que "uma pessoa rica, na verdade, é uma pessoa livre".

"Temos duas coisas que definem, e uma delas é que a pessoa tenha uma renda passiva que seja maior que o seu padrão de vida. As pessoas acham ser rico é ter muito dinheiro, como um grande executivo ou um grande empresário. Não tem nada a ver com isso. Até mesmo porque qual é a definição muito dinheiro", comentou.

Zruel, que veio de Israel para o Brasil há quase 20 anos sem saber falar português e sem conhecer ninguém, faliu duas vezes antes de aprender o jogo financeiro brasileiro. E agora, dá cursos e palestras ensinando como as pessoas podem desenvolver uma estratégia simples para garantir, a longo prazo, uma independência financeira.

E para chegar a esta independência, ele ensina algumas regras básicas que resumem bem os livros e os vídeos que tanto fazem sucesso.

"Mas se a gente for falar de uma fórmula da riqueza, é simples. Primeiro, a pessoa tem que gastar menos do que ela ganha. E não importa quanto ela ganha, de R$ 1 mil ou R$ 10 mil. Ela tem que gastar menos do que ela ganha, sempre. Se não aprender isso, não vai avançar na vida.A segunda é pegar a diferença positiva entre o que você ganha e o que sobra é investir isso. E investir em que? Em coisas que vão lhe render a renda passiva que falamos antes, como juros bancários, dividendos e aluguel."

Muitas pessoas querem aprender a investir para serem livres dos patrões e dos boletos

EDUCAÇÃO O consultor de investimentos Émerson da Silva Carvalho. (Foto: Divulgação)

Fale com a Folha da Região! Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção? Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Receba as notícias mais relevantes de Araçatuba e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.