Data de hoje (13) celebra o dia de Nossa Senhora de Fátima; fé na padroeira se concretiza nos mais de 50% dos fiéis do catolicismo no Brasil, segundo levantamento do DataFolha
Bryan Belati
O Brasil é um país de muita fé, e isso é fato. Tal afirmação foi confirmada na pesquisa divulgada no ano passado pelo Instituto DataFolha, na qual diz que 50% da população brasileira é católica. A outra metade do país está dividida entre evangélicos, espíritas, religiões de matrizes africanas, e ateus.
A pesquisa foi feita nos dias 5 e 6 de dezembro de 2019, com 2.948 entrevistados em 176 municípios de todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Dentre as figuras cultuadas pelos católicos em todo o Brasil, está a de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, mais conhecida como Nossa Senhora de Fátima. Hoje (13), é a data em que se celebra o dia oficial da santa, que é uma das invocações atribuídas à Virgem Maria e que teve a sua origem nas aparições recebidas por três pastorinhos no lugar da Cova da Iria, na cidade de Fátima, Portugal.
As histórias envolvendo a santa surgiram por meio do testemunho de três crianças videntes, as quais relataram que a primeira aparição teria ocorrido no dia 13 de maio de 1917 ao meio-dia.
Essa aparição, segundo eles, se repetiu durante os seis meses, acontecendo na mesma hora até outubro. Na última aparição, Nossa Senhora de Fátima se identificou-se como sendo "a Senhora do Rosário", tendo sido, por esse motivo, feita eclesiasticamente a combinação dos seus dois títulos e que deu origem a Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
De acordo com os relatos dos videntes, a mensagem que a aparição apresentou em Fátima foi um insistente apelo à conversão, à penitência e à oração, nomeadamente a oração do Santo Rosário.
O seu principal local de devoção é o próprio Santuário de Fátima, situado na freguesia e cidade homónima, no concelho de Ourém, em Portugal.
APARIÇÕES
No ano da Revolução Soviética, em 1917, os três pastorinhos, como eram conhecidos Lúcia dos Santos e os seus primos Francisco e Jacinta Marto, afirmaram ter presenciado seis aparições de Nossa Senhora no lugar da Cova da Iria, em Fátima, nos dias 13 de maio, 13 de junho, 13 de julho, 13 de setembro e 13 de outubro, tendo, no mês de agosto deste ano, a aparição mariana ocorrido excecionalmente no dia 19 e no lugar dos Valinhos, também da freguesia de Fátima.
Um ano antes, no lugar dos Valinhos, as três crianças afirmaram ter recebido três aparições de um anjo, o qual se apresentou como sendo o Anjo da Paz, ou Anjo de Portugal. Duas das aparições do anjo ocorreram na Loca do Cabeço nos Valinhos, e outra decorreu junto do Poço do Arneiro, na Casa de Lúcia, em Aljustrel.
Após os acontecimentos, as três crianças afirmam terem presenciado a aparição da santa no local onde apascentavam as ovelhas, como uma "Senhora mais brilhante que o sol". Os testemunhos da época diziam que a senhora havia dito às crianças que eles precisavam rezar e aprender a ler.
Além disso, a figura estendeu o convite a eles para que voltassem ao mesmo lugar no dia 13 dos próximos 5 meses, sempre no mesmo horário. E foi assim que os três pastorinhos presenciaram as aparições de Nossa Senhora de Fátima.

Sendo assim, no dia 13 de outubro,cerca de 70 mil pessoas estavam próximas à Cova de Iria, quando a santa disse às crianças “Eu sou a Senhora do Rosário”. A figura pediu aos pequenos que construíssem uma capela em sua honra. Tal prédio é conhecido hoje como a “Capelinha das Aparições do Santuário de Fátima”.
Muitas pessoas que presenciaram a aparição da santa afirmaram ter observado o que se conhece por “Milagre do Sol”, movimento que havia sido prometido às crianças pela figura nas aparições de julho e de setembro.
Na ocasião, foi possível observar o Sol com um corpo de um disco de prata. A estrela girava ao redor de si mesma como uma roda de fogo.O fenômeno foi testemunhado por milhares de pessoas, até mesmo por aquelas que estavam a uma certa distância da Cova de Iria.
O relato foi publicado na imprensa por vários veículos da época. O acontecimento fez com que o espaço se tornasse um local de constante visitação por diversas pessoas, sejam elas fiéis ou não.
Fortaleza é a cidade onde está localizada a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do mundo.
IRMÃ LÚCIA
Lúcia dos Santos, uma dos três pastorinhos, se tornou uma religiosa doroteia anos depois, da Congregação das Irmãs Doroteias, instituição fundada em 1834 por Santa Paula Frassinetti.
Segundo ela, Nossa Senhora havia aparecido para ela novamente na Espanha, mais precisamente no Convento de Pontevedra, no dia 10 de dezembro de 1925 e no Convento de Tuy, em 14 de junho de 1929.

Na aparição, a santa pediu a devoção dos cinco primeiros sábados: rezar o terço; meditar nos mistérios do Rosário; confessar-se e receber a Sagrada Comunhão, em reparação dos pecados cometidos contra o Imaculado Coração de Maria e a Consagração da Rússia ao Seu Coração Imaculado.
Quando Irmã Lúcia ingressou na clausura monástica do Carmelo de Santa Teresa, na cidade de Coimbra, como religiosa carmelita descalça, ela afirmou ter recebido ainda mais revelações por parte de Nossa Senhora.
Irmã Lúcia publicou o livro “Memórias”, em 1976, no qual narra como, entre abril e outubro de 1916, ela e os seus primos receberam as aparições do anjo, por três vezes, e que visavam a prepará-los para a vinda de Nossa Senhora no ano seguinte.
O Anjo da Paz ensinou aos pastorinhos duas orações, conhecidas por Orações do Anjo, que entraram na piedade popular e são utilizadas sobretudo na adoração eucarística.
SANTUÁRIO
Acatando o pedido de Nossa Senhora, a Capelinha das Aparições foi construída em 1919, no local exato onde os pastorinhos afirmaram ter visto a Virgem Maria. Em 1928, foi benzida a primeira pedra para a construção de um templo de maiores dimensões nas proximidades da capela, inaugurado em 1953.

Anos depois, em 1946, a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi coroada canonicamente pelo Cardeal Masella, e se tornou um legado pontifício.
O novo templo recebeu o título de Basílica Menor pelo Papa Pio XII. Agora, se tratava da Basílica de Nossa Senhora do Rosário. Com o passar dos anos, outros edifícios e monumentos foram construídos em torno da capela e da basílica, e ao complexo foi dado o nome de Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima.
Anualmente, milhões de peregrinos visitam o espaço. Atualmente, o Santuário é um dos maiores do mundo.
BRASIL
Fortaleza é a cidade onde está localizada a maior imagem de Nossa Senhora de Fátima do mundo. A estátua foi inaugurada em 2008 e possui 15 metros de altura, feita pelo artista plástico Franciner Macário Diniz.
Em 2011, o Santuário de Nossa Senhora de Fátima do Rio de Janeiro abriu as portas aos fiéis e visitantes. Situado no bairro do Recreio dos Bandeirantes, na capital carioca, a construção é composta por uma réplica da famosa Capelinha das Aparições, original da Cova da Iria, no Santuário de Fátima, em Portugal.

A invocação de Nossa Senhora é a padroeira do Município de Lucas do Rio Verde, no estado do Mato Grosso. A cidade também possui uma igreja em homenagem à santa. A Diocese de Diamantino é responsável pela manutenção do espaço.
Em São Benedito, no Ceará, uma igreja foi edificada em nome da honra de Nossa Senhora de Fátima. Conhecida como Santuário de Fátima da Serra Grande, o local recebeu a imagem de Nossa Senhora pelo próprio Santuário Português, localizado em Cova da Iria. Os objetos que compõem o espaço foram cedidos como as relíquias dos Beatos Francisco e Jacinta Marto pela própria postulação dos Pastorinhos de Fátima.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.