
PONTUAÇÃO Índice Geral de Cursos, O IGC, do Ministério da Educação, fez avaliação de 2.070 instituições do país. Nota aplicada é de 1 a 5 pontos
Araçatuba
Carolina Marques
pautasfr@gmail.com
Em Araçatuba, apenas a Unesp obteve a nota máxima na avaliação do MEC (Ministério da Educação), no IGC (Índice Geral de Cursos) 2019. Os dados sobre o desempenho das instituições de ensino superior foram divulgados pelo INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), na última sexta-feira (23).
A escala de pontuação vai de 1 a 5. A nota da Unesp inclui todos os campi, incluindo a FOA (Faculdade de Odontologia de Araçatuba) e (FMV) Faculdade de Medicina Veterinária. Com o índice máximo, a universidade manteve a avaliação de 2018.
“O resultado do IGC reforça a excelência do trabalho desenvolvido na Unesp e reflete também o acompanhamento cuidadoso feito pelo nosso pesquisador institucional para o fornecimento de informações de qualidade para o Inep”, diz a professora Celia Maria Giacheti, pró-reitora de Graduação da Unesp.
Unisalesiano, Unitoledo e Fac-Fea (Fundação Educacional Araçatuba) receberam nota 4, que também mantiveram a pontuação de 2018. Na cidade, a Fatec e Unip, que engloba todos os campi do estado, tiveram a mesma nota do ano anterior, 3.
O Vice-Reitor e Diretor do Unisalesiano de Araçatuba, Pe. Erondi Tamandaré, diz que a Instituição preza pela qualidade de ensino, o que tem motivado a comunidade acadêmica a conquistar grandes feitos.
“O resultado do IGC é fruto de uma somatória, envolvendo aprendizado, investimentos em infraestrutura, comprometimento e capacitação dos professores em novas tecnologias”, frisa André Ornellas, Pró-Reitor Acadêmico.
Para Leandro Lopes, reitor do UniToledo, a nota é motivo de orgulho para a instituição. O reconhecimento é fruto de investimento em um corpo docente qualificado, composto por mestres e doutores, sólida matriz curricular, além de excelente infraestrutura. Temos bastante trabalho pela frente e estamos muito próximos de alcançar a classificação máxima”, explica.”
Já a Fac-Fea disse que o resultado é um trabalho árduo da gestão do Professor Pascoal Manfredi Neto. “Fomos avaliados no INEP, pelo oitavo ano consecutivo, com IGC 4, mantendo-nos no grupo de excelência do Ensino Superior.”
Em Birigui, as duas faculdades da cidade, FABI (Faculdade de Birigui) e Fateb, não evoluíram no IGC e foram avaliadas em 3 e 2, respectivamente.
CÁLCULO
O cálculo para chegar ao IGC leva em conta os aspectos da média do CPC (Conceito Preliminar de Curso), considerando o último ciclo do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) como referência; a média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), na última avaliação trienal; e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior, sendo graduação ou pós-graduação stricto sensu.
No que se refere ao cálculo das 2.070 instituições de educação superior no IGC 2019, foram considerados os resultados do CPC de 24.145 cursos avaliados entre 2017 e 2019 e os dados de 4.679 programas de mestrado e doutorado oferecidos pelas instituições em 2019.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.