Araçatuba

Artigo: A lei do mais adaptado

Por Redação |
| Tempo de leitura: 3 min

MARCELO ASTOLPHI MAZZEI

"Survival of the fittest", que para o português é traduzido como a lei da sobrevivência ou a lei do mais forte, é a explicação da teoria de evolução de Charles Darwin. Muitos de nós, nas aulas de biologia ou ciências naturais, aprendemos essas leis. Sabe-se que no mundo dos animais, numa ninhada de recém-nascidos, muitas crias morrem por essa mesma lei. porque a luta pela sobrevivência começa desde o primeiro momento em que a vida começa.

Nós, humanos, também vivemos, consciente ou inconscientemente, pela lei do mais forte. o nosso objetivo é adquirir sempre mais e mais "força", para sermos capazes de enfrentar os confrontos e competições com outros humanos. A "força" no nosso mundo são aptidões como inteligência, sabedoria, experiência, habilidades adquiridas ao longo dos anos nas escolas, nas universidades, nos locais de trabalho, etc. Todos nós estamos sempre à procura de mais, porque o que temos já não parece ser suficiente e parece ultrapassado. A vida, assim, torna-se num stress sem pausa, 24 horas por dia, sete dias por semana, sempre à espreita de que alguém possa ser melhor do que nós, e de que alguém nos possa ultrapassar, seja no emprego, seja no amor, entre amigos, por exemplo. é essa a prisão invisível em que nos encontramos.

A nossa preocupação é, portanto, parecer o mais feliz e bem-sucedido possível, convencer e impressionar com as nossas capacidades, os nossos símbolos de status (carro potente, casa grande, roupas de marca, etc). Tudo para não ficar para trás no jogo social. Afinal, o mais forte vence o mais fraco, e o mais forte tem o "direito" de devorar o mais fraco.

Mas há um grande engano na maneira como "A lei da sobrevivência" é traduzida e interpretada. Vejamos, literalmente "Survival of the fittest" não pode ser traduzido para "a lei do mais forte". "Fittest", palavra inglesa que provém do adjetivo "fit", é traduzido como adequado, apto e adaptado para o português. Traduzindo dá "a lei do mais adaptado", e essa interpretação dá um significado diferente à lei da evolução, ou seja, não é melhor e mais apto aquele que tem mais, em termos materiais, num certo ramo profissional, em títulos, numa certa habilidade, mas sim aquele que melhor se adapta às circunstâncias que o rodeiam.

A habilidade de adaptação é crucial, pois o mundo está em mudança, e a história demonstra-nos que a longo prazo, aqueles que sempre melhor se adaptam às novas circunstâncias ficam vitoriosos, enquanto que outros, mesmo em posse de poder, e influências, fracassaram por falta de habilidade de adaptação.

Adquirir ou melhorar a sua habilidade de adaptação, que é com certeza a habilidade mais importante na vida de um ser vivo, seja humano, animal, planta, etc. não é necessariamente difícil, nem muito fácil. o mais importante é a ligação que temos com o universo e tudo o que nos rodeia.

Essa habilidade de adaptação também se pode designar por intuição. E pessoas com boa intuição são pessoas que estão em melhor relação com os seus sentimentos e sensações. Esteja, portanto, atento ao seu mundo interior, para melhor se comportar no mundo exterior. Adapte-se melhor do que todos às novas circunstâncias, e não haverá crise nenhuma que o consiga abater.

Marcelo Astolphi Mazzei é secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho em Araçatuba

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários