Artigo

A Redação do Enem - Parte 3 - Por Ayne Salviano

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min

Este é o terceiro domingo seguido que escrevo sobre a prova de redação do Enem marcada para o próximo dia 3 de novembro. O Exame Nacional do Ensino Médio é muito importante. Por meio dele, milhares de brasileiros têm acesso ao ensino superior gratuito nas universidades públicas do país.

Minha expectativa é ajudar candidatos que não tenham tido a oportunidade de treinar este exercício ao longo do ensino médio, pelos fatores mais variados, para que eles possam chegar ao exame com conhecimento da técnica e algumas outras dicas, afinal o exercício corresponde a 50% do valor total do exame.

Nos textos anteriores publicados por esta Folha da Região, abordei a necessidade da leitura apurada da proposta e sobre a importância de organizar o pensamento em uma estrutura opinativa que obrigatoriamente deve ter um ponto de vista defendido por um raciocínio lógico. Expliquei como desenvolver a tese no primeiro parágrafo e hoje abordarei como trabalhar a segunda parte do texto chamada de argumentação.

Esse é, certamente, o espaço mais importante dessa produção textual. É quando o candidato precisa provar que o seu ponto de vista faz sentido. Para isso, ele pode usar uma série de estratégias como dar um exemplo, fazer uma comparação, citar uma referência histórica, fazer uma alusão a uma obra literária ou mesmo a um filme ou série. Também é possível usar dados estatísticos, leis, fazer citações de pensadores, enfim, vale tudo para provar a opinião.

Sempre aconselho meus alunos a escreverem pelo menos dois parágrafos de argumentação, de preferência usando alguma ideia da coletânea, um conjunto de textos de apoio que a própria banca examinadora permite ao estudante consultar, mas especialmente abusando do próprio repertório, conhecimentos multidisciplinares que eles adquiriram ao longo da formação escolar e com experiência de vida.

Claro que você, leitor, já entendeu porque afirmei antes que esta é a parte principal da dissertação-argumentativa. Porque é neste momento do texto que o candidato pode demonstrar tudo o que sabe sobre o tema e como sua análise é pertinente, coerente.

Deixo para a próxima semana a dica de como encerrar a redação do Enem porque a conclusão desta prova é mesmo um capítulo a parte. Vale 200 pontos de um total de 1.000. Por isso precisa ser bem feita e, para isso, bem explicada. Até o próximo domingo.

Ayne Salviano é jornalista e professora

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários