Araçatuba

Escola Estadual realiza 3ª Mostra Científica e Cultural

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
FEIRA -evento abrange os alunos do ensino fundamental e médio e é aberto
FEIRA -evento abrange os alunos do ensino fundamental e médio e é aberto

Na última quinta-feira (19) a escola estadual Profª Licolina Villela Reis Alves, de Araçatuba, realizou sua terceira Mostra Científica e Cultural, que acontece sempre no segundo semestre do ano, entre setembro e outubro.

Segundo informações do coordenador da área de ciências da natureza e matemática, Thiago dos Santos, um dos organizadores, o evento abrange os alunos do ensino fundamental e médio, 6º aos 3º anos e é aberto à comunidade. “Sempre fazemos um agendamento com escolas municipais para visitas. Ligamos para fazer o convite e depois para a confirmação, para que a prefeitura possa disponibilizar o transporte necessário”, explica.

De acordo com Santos, para a preparação da Mostra Científica, os alunos participam de aulas de laboratório, em que é feita uma pré-iniciação científica. “Eles também participam de um clube de estudos de astronomia e ciências, para que possa ser feita a organização das atividades experimentais que serão apresentadas”, conta. A atividade conta com todas as disciplinas, e organização de todos os professores. “Integramos entre 1 e 2 pontos na média de cada disciplina que teve participação na Mostra”, completa.

Os alunos do 9º ano, Giovana Luisa Brito, Valter Moreno e Guilherme Henrique, realizaram trabalhos relacionados à robótica. Segundo Giovana, cada grupo escolhe o tema entre vários que são propostos pela escola. Eles produziram uma espécie de sismógrafo, para simbolizar o que acontece quando há um terremoto, uma maquete de matriz energética, simbolizando uma usina eólica, em que bastava soprar para que se acendessem as luzes dos postes, e, por fim, uma experiência de acendimento automatizado através do som, em que com apenas os sons das palmas as lâmpadas conectadas se acendiam.

Já o aluno do 6º ano, Ramires Rossato Ribeiro Nogueira, apresentou uma experiência mostrando como seria possível levantar um pote de vidro sem as mãos, com o uso de papéis e bexiga. Os alunos Giovana Gabriela e Richard Wender, do 7º ano, explicaram como funciona o nosso sistema pulmonar e a respiração, com materiais de ciências. Por fim, os alunos do 1º ano realizaram um experimento químico, em que com o uso de algumas substâncias, foi possível ver a cor a água mudar para várias coisas diferentes e, os alunos do 2º ano, Rodrigo Pereira e Kemilly Fernanda, reproduziram uma espécie de usina termoelétrica, com o uso de latinhas.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários