No ano de 1994, Mike Emme um rapaz com 17 anos de idade e que tinha boas habilidades em mecânica de automóvel matou-se utilizando um Mustang 68 que havia restaurado e pintado de amarelo. Foi um acontecimento muito triste para os pais e amigos, pois o jovem era uma pessoa muito caridosa e querida. Para a cerimônia fúnebre os amigos confeccionaram e deixaram disponíveis aos visitantes um cartão com uma fita amarela que tinha estampada a mensagem: "Se precisar, peça ajuda".
Essas fitas se espalharam pelos Estudos Unidos e a partir disso outros cartões com pedidos de ajuda começaram a circular, assim como pessoas com pensamentos autodestrutivos passaram a procurar por ajuda. Por esse acontecimento e passados alguns anos (2003) a Organização Mundial de Saúde instituiu o dia 10 de setembro como "Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio", ficando a fita e o amarelo do Mustang 68 de Mike o símbolo referencial da campanha que é realizada anualmente. No Brasil teve início no ano de 2015.
A partir desse movimento observa-se que as pessoas, autoridades e o poder público estão mais sensibilizados para falar e entender mais sobre esse fenômeno (suicídio e tentativa) que ocorre em todas regiões do mundo, motivados por vários fatores e razões multifatoriais, e afeta qualquer pessoa sem distinção de idade, sexo, cor, classe econômica, escolaridade, etc.
As estatísticas indicam que os eventos são recorrentes, mas ainda que possa causar espanto a boa notícia é que pode ser prevenido.
Algumas atitudes podem funcionar como fator de proteção, dentre elas falar de forma responsável, sem alarmismo e vencendo os estigmas.
Assim estimular "o pedido de ajuda", incentivar e optar por um estilo de Vida com Qualidade, com alimentação saudável, prática de atividade física, controle dos estresses agudos ou crônicos, investir em um bom sono, ou seja, manter em equilíbrio do EU biológico, psicológico, social e espiritual, naturalmente estará sendo preservada a Saúde Física, Mental e Emocional.
Quando decidir começar parabéns, Saúde e Vida Longa.
Paulo Augusto Leite Motooka é coronel da PM
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.