
O artista plástico Osni Branco entregou recentemente mais um de seus trabalhos para a B3 (Brasil Bolsa Balcão), a antiga Bovespa. O convite veio há 29 anos, quando o novo prédio foi inaugurado. O objetivo era ter alguma obra que simbolizasse a B3, para presentear autoridades, caravanas governamentais etc.
Osni conta porque escolheu produzir o martelo. "Se trata de um símbolo de poder e decisão", explica. O martelo passou a ser usado em muitas cerimônias importantes de leilão, além de ser oferecido a muitos convidados e honra.
Osni também conta que está no ramo da arte plástica há 50 anos e, desde criança já se dava bem com a área. "Eu sempre me dei muito bem nos trabalhos de educação artística na escola e, quando os meus amigos perceberam o meu talento, pediam para eu fazer o trabalho deles também", conta. Foi quando Osni percebeu que podia ganhar dinheiro com isso. "Comecei a confeccionar camisetas, objetos e a vendê-los", diz.
Ao longo desses anos Osni já realizou várias exposições e oficinas, inclusive internacionais. Dentre elas, estão exposições no Japão, Mônaco, Suíça, Itália, Paraguai, Estados Unidos e Brasil. Ele também foi o responsável por criar o Movimento Cultural Encontro de Arte em Nagóia, no ano de 1995, com a intenção de oferecer aos jovens trabalhadores brasileiros que vivem no Japão uma oportunidade de investir em si mesmo por meio de oficinas de arte realizadas em língua portuguesa, porém aberto a todos. Essas oficinas foram disponibilizadas durante 10 anos, gerando mais de 1000 obras e 15 exposições feitas no Brasil e no Japão nos segmentos da escultura, jóia, cerâmica, pintura e fotografia.
Esse ano Osni Branco completa 50 anos de carreira e realizará uma exposição em comemoração a todos esses anos de trabalho. "O primeiro lugar a receber será Araçatuba, cidade em que nasci e tenho muito carinho", conta.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.