Vida

Paraíso perdido de Andorra

Por Redação |
| Tempo de leitura: 2 min
Reprodução internet
Reprodução internet

Andorra, um pequeno país da Europa, quase que invisível no mapa. Está localizado entre a Espanha e a França, com 78 mil habitantes, sendo considerado o sexto menor país do continente. Sua economia é baseada no turismo, onde tem suas principais atividades na natureza e esportes radicais, no inverno. Sua língua oficial é o catalão, mas também falam português e francês, por conta dos imigrantes.

Compras
Muita gente não imagina, mas Andorra é o paraíso das compras, principalmente, em eletrônicos. A melhor época para as compras são dois períodos: e junho a agosto e final de dezembro a final de março, quando acontecem as liquidações. As lojas e os shoppings de Andorra estão em sua capital, a Andorra la Vella, e na cidade de Escaldes-Engordany, considerado um dos centros comerciais do país. As ruas principais são Av. Meritxell e Av. Carlemany, na qual estão lotadas de perfumarias, lojas de eletrônicos, bebidas e roupas.

Esqui
A maioria dos turistas vai, durante o inverno, praticar o esqui. A temporada começa em dezembro e acaba no meio de abril. O país conta com três pistas de esqui, Grandvalira, Vallnord e Naturlandia. A primeira é a maior com 200 km de pista e hotéis, além de oferecer outras atividades sem ser o esqui. A segunda já são 100 km de pistas esquiáveis e também tem outras coisas além da modalidade. Vallnord fica em Ordino, um local que conta com um importante patrimônio artístico. Naturlandia é um parque com multiatividades e fica aberto o ano todo. Tem programações com moto e raquetes de neve, veículos elétricos e tobogãs.

Esporte e natureza
O pequeno mais também há a prática da pesca, pois tem vários lagos e o Camping, sendo uma opção para o verão. Lá, existe a naturlandia, um parque natural, que fica no alto do bosque de La Rabassa. Fica aberto todo o ano e, durante o inverno, os turistas podem entrar em contato com a neve. Já nas outras estações, podem desfrutar da natureza. Uma das atividades mais populares é o tobotronc, uma montanha russa em que o meio de transporte é um trineo.

História e agitação
Para quem quer encontrar história e baladas em um só lugar, Andora pode ser uma boa opção, mais precisamente na sua capital. O país tem um complexo de igrejas no estilo românico, construídas nos anos 800, 900 e 1000, que carregam anos de história, além de ser embelezar toda a paisagem. Na própria capital, as pessoas encontram inúmeros pubs e bares para todo tipo de público. Lá, as festas acontecem em volta da Praça Guillermó, já as discotecas ficam em dois lugares: Pikolo e La Máfia.

Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.

Comentários

Comentários