Os vereadores José Luís Buchalla (PRP) e Eduardo Fonseca de Luca (PT) protocolizaram projeto que estabelece normas para o atendimento emergencial pelas equipes de resgate do Corpo de Bombeiros em relação à remoção de pacientes para hospitais privados. A propositura está tramitando na Câmara de Birigui.
Segundo a proposta, as pessoas socorridas pelo atendimento emergencial dos bombeiros terão a opção de ser levadas a hospitais particulares. Para isso, o paciente deverá estar consciente e em condições de manifestar sua escolha. Caso contrário, a família ou representante legal poderá fazer essa opção.
De acordo com o projeto, a equipe de atendimento emergencial deverá avaliar o estado físico do paciente, levando em consideração a proximidade do hospital escolhido e a gravidade do caso.
SUPERLOTAÇÃO
O objetivo da iniciativa é reduzir a quantidade de pessoas direcionadas à rede pública. Os vereadores disseram que praticamente todos os hospitais da rede privada dispõem atualmente de atendimento de emergência com capacidade de suportar essa demanda e com equipamentos adequados para prestar serviço de excelente qualidade.
“A opção de escolha do local em casos emergenciais contribuiria para que não houvesse superlotação nos serviços públicos de emergências e urgências nos hospitais públicos do município de Birigui, podendo assim priorizar o atendimento das pessoas que não dispõem de planos de saúde e até mesmo proporcionar a eles uma qualidade melhor no atendimento”, disseram Buchalla e Eduardo.
Os autores do projeto explicaram ainda que a Política Nacional de Atenção às Urgências já prevê a remoção de pacientes que têm plano de saúde para a rede privada.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.