A Fateb (Faculdade de Ciências e Tecnologia de Birigui) está com inscrições abertas para o projeto "Educação de Jovens e Adultos na Comunidade: uma experiência de formação". Idealizado e coordenado pela professora Drª Áurea Esteves Serra junto à turma do 5º semestre do curso de Pedagogia na disciplina Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, o projeto se propõe a tomar dimensão prática e oferecer oportunidade de estudos a pessoas analfabetas e semianalfabetas.
Além de ser um projeto de extensão acadêmica, também possui cunho social. O principal objetivo é cooperar junto à comunidade local para que pessoas em situação de semi-analfabetismo conheçam e entendam o sistema de escrita. Após leituras e estudos dirigidos de livros relacionados à alfabetização de jovens e adultos e também nos estágios realizados no 4º semestre, alunos do curso de Pedagogia ministrarão as aulas com o acompanhamento da professora Áurea.
A coordenadora do projeto contou que ele teve início em 2017, continuou em 2018 e terá também edição em 2019.
"São alunas voluntarias que querem participar do projeto. Ele acontece aos sábados e domingos na Fateb. Sábado das 14h às 17h, o presente projeto tem por objetivo a educação de jovens e adultos que nunca frequentaram a escola ou passaram pela escola rapidamente. Eles necessitam de uma ajuda junto à alfabetização. Assim, o projeto não faz a educação formal, ela é informal porque não certifica ninguém. Contribui de forma voluntária para com essas pessoas que não tiveram acesso a educação na idade correta. No ano passado, nos tivemos 8 núcleos, um na Fateb, outros na residência das próprias alunas ou igrejas, e 30 alunos matriculados no início do ano, em dezembro encerramos com 5 núcleos e 12 alunos que chegaram até o final. Desses 12 muitos se alfabetizaram e muitos que eram analfabetos conseguiram evoluir no processo de alfabetização", completa.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.