O palco do Sesc Birigui recebe hoje, às 20h, os cantores e compositores Tunai e Wagner Tiso, no show "Saudades de Elis". A apresentação é grátis, mas é preciso retirar ingressos com uma hora de antecedência. A dupla apresentará canções eternizadas na voz de Elis Regina, uma das maiores representantes da Música Popular Brasileira.
O repertório é composto por músicas como "As aparências enganam", do próprio Tunai em parceria com Sérgio Natureza; "O bêbado e o equilibrista", de João Bosco e Aldir Blanc; "Maria, Maria", de Milton Nascimento e Fernando Brant; "O trem azul", de Lô Borges e Ronaldo Bastos, estarão presentes.
O show tem 19 canções, escolhidas pela memória afetiva de Tunai. "Mucuripe", de Fagner e Belchior, era ouvida pelo cantor e compositor quando fazia Engenharia em Ouro Preto. "Nada será como antes" e "Canção do sal", de Milton Nascimento, entraram no show porque a cantora os apresentou e, pouco depois, compuseram "Certas canções". Apesar do repertório conhecido, os dois imprimem um estilo próprio nos arranjos, pela economia de instrumentos. Algumas harmonias também foram modificadas.
Além de canções de Elis, o show também tem "Coração de estudante", de Tiso com Milton, e o maior sucesso de Tunai, "Frisson". O compositor já declarou em uma entrevista que tem uma dívida com ela, pois Elis abriu uma porta na música para ele. Depois que ela gravou suas músicas, outras cantoras também o gravaram, como Gal Costa, Simone e Nana Caymmi.
O projeto surgiu em 2012, após Tiso participar do disco "Eternamente", em que Tunai regravou seus sucessos. Juntos, decidiram realizar essa homenagem a Elis, tendo como base apenas piano, violão e voz. O nome do show que faz homenagem a Elis é uma alusão a uma turnê que a cantora estreou em 20 de março de 1980, o ‘Saudade do Brasil’, desenvolvido com seu marido da época, o maestro César Camargo Mariano. Por meio das canções de diversos compositores que já tinha gravado, Elis e alguns atores encenavam as músicas, contavam histórias do país e elaborava reflexões no público, a partir das letras das canções. O show foi considerado um dos mais importantes de sua carreira, inaugurando uma nova forma de fazer show no Brasil.
Como forma de gratidão, Wagner Tiso e Tunai se juntam no show "Saudade da Elis". Tiso foi apresentado a Elis Regina em 1964, na companhia de Milton Nascimento. Tunai foi apresentado dez anos depois, por João Bosco, de quem ela já havia gravado "Bala com bala", "Agnus sei" e outras canções. Ambos eram desconhecidos e, mesmo assim, a cantora apadrinhou os novos compositores durante toda sua trajetória.
Em um momento de sua carreira, Tunai mostrou a Elis Regina e a seu então marido, César Camargo Mariano, as músicas que fariam parte de seu primeiro álbum, "Todos os Tons", de 1981. Na ocasião, Elis escolheu gravar "As aparências enganam", parceria com o compositor Sérgio Natureza, que fechou o disco "Essa Mulher", de 1979. Também gravou "Agora tá", que entrou no álbum “Saudade do Brasil”. As duas estão no show, assim como "Lembre-se", que Elis cantou apenas no show de lançamento de "Essa mulher", no Anhembi, em setembro de 1979, lançado em CD em 1998. A música nunca foi registrada em estúdio por ela, cuja canção foi gravada por Tunai em 2004.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.