Começou ontem, em Penápolis, a instalação de lombofaixas em várias ruas da cidade. O objetivo é proporcionar mais segurança durante a travessia de pedestres. Já no primeiro dia foram contempladas três localidades, sendo uma delas em frente à Apae (Associação de Pais e Amigos do Excepcional), outra na rua Ramalho Franco uma terceira em frente à Santa Casa de Misericórdia.
Para hoje, ainda na parte da manhã, devem ser implantadas novos dispositivos, sendo um deles frente ao “postão de saúde” (Macro II – centro da cidade) e na rua Anchieta. Outras localidades, ainda em definição, deverão ser contempladas amanhã no período da tarde.
Conforme são construídas as lombofaixas, o trânsito nos determinados locais é interditado por 24 horas, para a devida secagem do dispositivo no solo, e também para segurança de motoristas e ciclistas.
Ao todo, a Secretaria Municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana implantará 15 lombofaixas. Assim como em Araçatuba, as lombofaixas são faixas de pedestres mais elevadas. Por causa dessa elevação, a lombofaixa acaba obrigando que os motoristas reduzam a velocidade. Cada uma tem seis metros de largura, com altura próxima às calçadas de passeio público, superfície de asfalto e sinalização.
Para a implantação estão sendo investidos cerca de R$ 193 mil, provenientes de recursos liberados pelo Detran-SP (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo). Segundo o secretário de Trânsito, Mauro Olympio dos Anjos, foram selecionados pontos de grande movimento de veículos, onde os pedestres têm mais dificuldade ao atravessar as vias.
“Estamos incluindo locais próximos a prédios públicos, comércios, escolas, hospital, por exemplo. Muitas cidades já estão utilizando este dispositivo para facilitar a passagem dos pedestres e levar os motoristas a reduzirem a velocidade”, destacou.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.