A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Araçatuba está encontrando dificuldade para concluir a construção de ecoponto em área verde na Vila Alba. Vários pilares de concreto instalados para cercar a área na semana passada foram arrancados, e imóvel que serviria de guarita foi derrubado no último final de semana. O caso foi comunicado à polícia por meio de boletim de ocorrência de dano qualificado, registrado na manhã de segunda-feira (11).
Nele, uma funcionária relata que a secretaria tinha instalado onze postes de concreto para fixar um alambrado, e a edícula que serviria de guarita já estava com as paredes erguidas. Os responsáveis deixaram o local no final da tarde de sexta-feira (8) e ao retornarem, na manhã de segunda-feira, encontraram a situação de vandalismo. O local foi periciado no mesmo dia.
Ontem, a Folha da Região foi ao local e encontrou os contratados para o serviço reconstruindo as paredes da guarita. Os pilares de concreto foram reinstalados e área está toda cercada. Entretanto, a reportagem foi informada por uma testemunha que alguns pilares instalados na segunda-feira foram derrubados durante a noite. Além disso, os funcionários que executam a obra estariam recebendo ameaças, e pessoas teriam dito que irão derrubar tudo novamente se a obra prosseguir.
Uma moradora em frente à área contou que não entende porque alguém estaria tomando tal atitude. Ela afirma que os moradores nas imediações foram procurados pela prefeitura e assinaram um documento autorizando a instalação do ecoponto no local. "Tem que descobrir quem está fazendo isso. Os moradores que assinaram a autorização não estão fazendo", comentou.
Segunda ela, a construção do ecoponto será um benefício para a comunidade, pois antes a área era utilizada para descarte irregular de todo tipo de material. "Aí era um lixão. Até papel higiênico eles queimavam. O ecoponto será cercado, terá iluminação e câmeras", argumentou.
Fale com o Folha da Região!
Tem alguma sugestão de pauta ou quer apontar uma correção?
Clique aqui e fale com nossos repórteres.