EM ITIRAPUÃ

Mulheres são maioria na construção do Salão do Reino das Testemunhas de Jeová

O trabalho é voluntário e elas desempenham o trabalho com desenvoltura, no canteiro de obras.

Por Giselle Hilário | 15/02/2024 | Tempo de leitura: 2 min
da Redação

Divulgação

Mariana Rossato disse ter duvidado de sua capacidade, a princípio, mas hoje desempenha as tarefas com bastante confiança
Mariana Rossato disse ter duvidado de sua capacidade, a princípio, mas hoje desempenha as tarefas com bastante confiança

De acordo com o Censo Demográfico 2022, o Brasil tem 6 milhões de mulheres a mais do que homens. A população brasileira, aponta o Censo, é composta por 104,5 milhões de mulheres e 98,5 milhões de homens. Ainda assim, elas têm dificuldade para encontrar espaço em muitas profissões ditas masculinas.

Mas não é o que acontece em Itirapuã, a cerca de 25 quilômetros de Franca. Por lá, as mulheres que participam dos projetos de construção do Salão do Reino das Testemunhas de Jeová são maioria. Não é possível saber quantas estão envolvidas no processo, já que o trabalho é voluntário, mas elas estão em maior número no canteiro de obras todos os dias, aponta Reinaldo Mateus de Sousa Santos, porta-voz local das Testemunhas de Jeová.

Isabela Cirino, uma das voluntárias, está pela primeira vez num canteiro de obras. “Nunca estive envolvida em um projeto de construção antes”, contou. Ela recebeu treinamento e contribuiu ativamente para a implementação da infraestrutura do sistema hidráulico. “A experiência foi incrível e estou verdadeiramente entusiasmada. Sinto-me privilegiada por fazer parte de uma obra tão significativa, que terá impacto positivo na vida de outras pessoas.”

Outra voluntária, Mariana Rossato, disse ter duvidado de sua capacidade, a princípio. Mas seguiu. “E já desempenho diversas tarefas com confiança. É difícil expressar a imensa alegria que experimento ao ser voluntária nesta obra e compartilhar momentos com pessoas tão amáveis.”

Treinamento
As mulheres voluntárias – assim como os homens voluntário – que participam da obra não precisam ser especialistas. Todos recebem treinamento necessário no próprio canteiro de obras, o que inclui normas de segurança e o manuseio dos equipamentos.

Sobre o trabalho das mulheres, um dos coordenadores da obra, Juscelino Lordelo, destaca o comprometimento com os detalhes. “A excelência na execução das tarefas e o entusiasmo demonstrado são verdadeiramente inspiradores. Essas qualidades contagiam positivamente, elevando não apenas o padrão de trabalho, mas também o ambiente como um todo. É notável a dedicação delas em cada aspecto.”

Quando a construção for concluída, o local de reuniões trará muitos benefícios para a comunidade. “Os impactos positivos gerados pelo novo Salão do Reino ultrapassam a sua estrutura e a energia contagiante dos voluntários. As pessoas que frequentam as reuniões nesse espaço são incentivadas a se tornarem melhores pais, mães e filhos. Encontram apoio para lidar com desafios e um ambiente caloroso, agradável e acolhedor. Este espaço não apenas contribui para o fortalecimento da comunidade, mas também desempenha um papel crucial no desenvolvimento pessoal e no enfrentamento de adversidades”, destaca Lordelo.

No mundo todo, as Testemunhas de Jeová realizam reuniões em mais de 117 mil congregações — 12 mil delas no Brasil. Para encontrar um local de reuniões perto de você, clique em “Reuniões” na aba “Quem Somos” do jw.org, o site oficial das Testemunhas de Jeová.

Serviço
O novo prédio deverá abrigar as reuniões semanais a partir de 10 de março, quando já deverá estar concluído. Fica na rua Radamés de Martino, 4.267, no Centro de Itirapuã. As reuniões ocorrem às quartas-feiras, 19h30, e aos sábados, também às 19h30.

As mulheres voluntárias, durante a construção da obra
As mulheres voluntárias, durante a construção da obra
As mulheres desempenham, ao lado dos homens, diversas funções na construção do salão
As mulheres desempenham, ao lado dos homens, diversas funções na construção do salão

Receba as notícias mais relevantes de Bauru e região direto no seu WhatsApp
Participe da Comunidade

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.