Após decisão do TRT (Tribunal Regional do Trabalho) 15, de Campinas, 40% da equipe dos coletores de lixo de São José dos Campos já retornou ao trabalho. A decisão foi comunicada pela Justiça na tarde desta quarta-feira (5).
Foi determinado ainda que, em caso de descumprimento da ordem judicial a multa diária será de R$ 1 mil por cada um dos trabalhadores. A Femaco, entidade sindical que representa os coletores, afirmou que seguiu a determinação do TRT logo após a decisão ser proferida.
Além disso, o tribunal agendou para a manhã desta quinta-feira (6) uma audiência de mediação e conciliação entre a Femaco e a Beta Ambiental, empresa responsável pela coleta do lixo em São José dos Campos. A ideia é que seja alinhado um acordo entre ambas as partes.
GREVE DOS COLETORES DE LIXO
Cerca de 300 trabalhadores dos dois turnos, reivindicam melhores condições de trabalho. Eles afirmam que são colocados em risco, já que não haveria manutenção dos caminhões da coleta e, a empresa, tendo ciência disso, não estaria tomando providências. De acordo com o sindicato, outro ponto de reivindicação é a PLR (Participação nos Lucros e Resultados).
Por meio de nota, a Prefeitura informou que o sindicato da categoria não comunicou com 24h de antecedência sobre a paralisação. "O sindicato está prejudicando a prestação de serviços a população. A Prefeitura está tomando as providências necessárias", disse em nota.