SAÚDE

Vacinação contra HPV ganha nova fase em Piracicaba

Por Gabriele C. Sanches | Prefeitura de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Imagem de I.A


Campanha segue até 2026 e busca ampliar a prevenção contra doenças causadas pelo HPV

A Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba ampliou o acesso à vacinação contra o HPV (Papilomavírus Humano). A medida, que segue recomendação do Ministério da Saúde, inclui adolescentes e jovens de 15 a 19 anos e tem validade até junho de 2026.

A iniciativa tem como objetivo aumentar a cobertura vacinal no município e reforçar a proteção da população contra doenças associadas ao vírus, considerado um dos mais comuns no mundo.

VEJA MAIS:


Vacina é aliada na prevenção de câncer

A vacina contra o HPV é reconhecida como uma das principais formas de prevenção contra diversos tipos de câncer, com destaque para o câncer do colo do útero, além de tumores nas regiões genital, anal e oral. O imunizante também protege contra infecções persistentes causadas pelo vírus.

Pelo Calendário Nacional de Vacinação, a aplicação ocorre em dose única para meninas e meninos de 9 a 14 anos. De forma excepcional, a vacinação também está disponível para o público de 15 a 19 anos até 2026.
Para receber a dose, é necessário procurar uma unidade de saúde do município com documento com foto e carteira de vacinação.

A imunização ocorre em todas as unidades de Atenção Básica de Piracicaba, exceto na UBS Paulista, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h. Na UBS Centro, o atendimento também acontece em horário estendido, das 17h às 20h.

A Secretaria de Saúde informa que a vacinação do público de 9 a 14 anos e dos grupos especiais segue normalmente ao longo de 2026.

Dados atualizados em 22 de dezembro mostram que a cobertura vacinal em Piracicaba é de 87,6% entre meninas e 76,59% entre meninos. A expectativa é que a ampliação da campanha contribua para melhorar esses índices no município.

Comentários

Comentários