
O deputado do parlamento italiano Fábio Porta vem a Piracicaba na quinta-feira (24) para conversar sobre o decreto-lei das Itália que muda as regras para a obtenção da cidadania italiana. A mudança, segundo a diretoria da Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba pode impactar quem já tem o documento. O encontro com o representante brasileiro na Itália será na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), às 16h30.
Saiba mais
- 'Legado extraordinário', diz bispo de Piracicaba sobre Francisco
- Veja como funciona o SinPatinhas, o RG Animal para cães e gatos
De acordo com Juliano Meneghel Dorizotto, presidente da Società Italiana di Mútuo Soccorso de Piracicaba, organizadora do evento, esta será uma oportunidade para que a população entenda os impactos diretos do decreto e tirar dúvidas sobre as mudanças na legislação para os ítalo-descendentes.
O decreto-lei, de 28 de março de 2025, que ainda aguarda para ser transformado em lei – o que deve ocorrer no prazo de 60 dias após sua aprovação – modificou os requisitos para o reconhecimento da cidadania iure sanguinis, que é a questão central da mudança.
“É importante observar que o decreto, se transformado em lei, poderá trazer impactos aos ítalo-descendentes, incluindo aqueles que já possuem a cidadania italiana, o que o torna ainda mais preocupante, exigindo atenção especial de todos os interessados no assunto”, observa Dorizotto. “Por isso a importância da participação neste encontro”. Segundo ele, mais de cinco mil famílias têm a cidadania na região de Piracicaba e podem ser impactadas.
O presidente da Acipi, Mauricio Benato, também destacou a importância da iniciativa. “Piracicaba tem raízes profundas na imigração italiana e iniciativas como esta fortalecem a identidade cultural da nossa cidade. Para a Acipi, é motivo de orgulho sediar eventos com a abordagem proposta e de troca de informações. Será uma oportunidade exclusiva de entender os impactos em quem já possui a cidadania italiana e para interessados em obtê-la”.
"O decreto como está vai afetar diretamente o futuro das novas gerações ítalo-descendentes. Por isso eu convido toda essa juventude, com ou sem cidadania, para que participem desse encontro com o deputado Fábio Porta e possamos juntos entender melhor os potenciais impactos negativos das mudanças e os caminhos para superá-los", disse o presidente do núcleo jovem da Società Italiana di Piracicaba (Regip), Lucas Ballotta.
A proposta (decreto-lei), chamada de “pacote cidadania”, foi elaborada pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional (MAECI) da Itália. O encontro com o representante brasileiro na Itália será na quinta-feira, dia 24 de abril, às 16h30, na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente pelo link oficial.