CIDADANIA ITALIANA

Em Piracicaba, deputado vai explicar regras da cidadania italiana

Por Da Redação | Jornal de Piracicaba
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Decreto-lei do país europeu vai dificultar o reconhecimento de cidadanias de pessoas que não nasceram na Itália
Decreto-lei do país europeu vai dificultar o reconhecimento de cidadanias de pessoas que não nasceram na Itália

O deputado do parlamento italiano Fábio Porta vem a Piracicaba na quinta-feira (24) para conversar sobre o decreto-lei das Itália que muda as regras para a obtenção da cidadania italiana. A mudança, segundo a diretoria da Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba pode impactar quem já tem o documento. O encontro com o representante brasileiro na Itália será na Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), às 16h30.

Saiba mais

De acordo com Juliano Meneghel Dorizotto, presidente da Società Italiana di Mútuo Soccorso de Piracicaba, organizadora do evento, esta será uma oportunidade para que a população entenda os impactos diretos do decreto e tirar dúvidas sobre as mudanças na legislação para os ítalo-descendentes.

O decreto-lei, de 28 de março de 2025, que ainda aguarda para ser transformado em lei – o que deve ocorrer no prazo de 60 dias após sua aprovação – modificou os requisitos para o reconhecimento da cidadania iure sanguinis, que é a questão central da mudança.

“É importante observar que o decreto, se transformado em lei, poderá trazer impactos aos ítalo-descendentes, incluindo aqueles que já possuem a cidadania italiana, o que o torna ainda mais preocupante, exigindo atenção especial de todos os interessados no assunto”, observa Dorizotto. “Por isso a importância da participação neste encontro”. Segundo ele, mais de cinco mil famílias têm a cidadania na região de Piracicaba e podem ser impactadas.

O presidente da Acipi, Mauricio Benato, também destacou a importância da iniciativa. “Piracicaba tem raízes profundas na imigração italiana e iniciativas como esta fortalecem a identidade cultural da nossa cidade. Para a Acipi, é motivo de orgulho sediar eventos com a abordagem proposta e de troca de informações. Será uma oportunidade exclusiva de entender os impactos em quem já possui a cidadania italiana e para interessados em obtê-la”.

"O decreto como está vai afetar diretamente o futuro das novas gerações ítalo-descendentes. Por isso eu convido toda essa juventude, com ou sem cidadania, para que participem desse encontro com o deputado Fábio Porta e possamos juntos entender melhor os potenciais impactos negativos das mudanças e os caminhos para superá-los", disse o presidente do núcleo jovem da Società Italiana di Piracicaba (Regip), Lucas Ballotta.

A proposta (decreto-lei), chamada de “pacote cidadania”, foi elaborada pelo Ministério das Relações Exteriores e da Cooperação Internacional (MAECI) da Itália. O encontro com o representante brasileiro na Itália será na quinta-feira, dia 24 de abril, às 16h30, na Associação Comercial e Industrial de Piracicaba (Acipi). Os interessados em participar devem se inscrever gratuitamente pelo link oficial.

Comentários

Comentários