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Ex-CEO de fabricante diz que os carros elétricos são uma porcaria

Por Will Baldine | Jornal de Piracicaba |
| Tempo de leitura: 3 min
Divulgação
Rawlinson afirmou que a maioria dos carros elétricos disponíveis hoje são ineficientes,
Rawlinson afirmou que a maioria dos carros elétricos disponíveis hoje são ineficientes,

Peter Rawlinson, ex-chefe de engenharia da Tesla e ex-CEO da Lucid Motors, tem se destacado por sua postura crítica em relação à maioria dos carros elétricos atualmente disponíveis no mercado. Com uma trajetória sólida nas principais montadoras de carros, como Jaguar e Lotus, e seu papel fundamental no desenvolvimento do Model S da Tesla, Rawlinson se tornou uma figura importante no setor de veículos elétricos. Em entrevista à Autocar, o executivo expressou suas opiniões sobre os desafios da indústria, destacando o que considera ser uma abordagem equivocada de muitos fabricantes.

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Rawlinson afirmou que a maioria dos carros elétricos disponíveis hoje são ineficientes, citando a tendência de se priorizar o aumento do tamanho das baterias para garantir maior autonomia, em vez de focar na eficiência do consumo de energia. "Você pode atingir a autonomia de duas maneiras. Uma é o tamanho da bateria e a outra é a eficiência", explicou. Ele destacou que, ao invés de buscar maior eficiência energética, muitos fabricantes optam por baterias maiores e mais pesadas, o que, segundo ele, resulta em carros mais caros e pesados sem uma real otimização no uso dos recursos.

O executivo também comentou sobre os custos das baterias, que são o componente mais caro de um carro elétrico. Segundo ele, ao otimizar a eficiência dos carros, seria possível reduzir o tamanho das baterias e, consequentemente, diminuir o preço final dos veículos. "Enquanto as marcas não pensarem na eficiência para diminuir o tamanho das baterias, elas não conseguirão fazer carros elétricos mais baratos", afirmou.

Durante sua gestão na Lucid Motors, Rawlinson focou no desenvolvimento de componentes elétricos mais eficientes, como motores integrados com inversores de energia otimizados, ao invés de investir na criação de baterias, que são adquiridas de empresas como LG Chem, Panasonic e Samsung. Esse foco na eficiência tem sido um diferencial da Lucid, que desenvolveu carros com menor consumo de energia sem abrir mão da performance.

Um dos exemplos mais notáveis dos resultados desse foco na eficiência é o Lucid Air Pure, o modelo de entrada da fabricante, que alcança uma autonomia de até 675 km com uma bateria de 84 kWh. Com um motor elétrico de 430 cv, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 4,7 segundos, e seu consumo é de 8 km por kWh, o que é considerado um dos melhores desempenhos entre os carros elétricos atualmente.

Rawlinson defende que a eficiência dos carros elétricos vai além da simples economia de energia. Ele explica que, ao contrário dos carros a gasolina, onde eficiência muitas vezes significa uma redução no desempenho, nos veículos elétricos, a eficiência está diretamente relacionada a uma maior performance. "Quanto mais eficientes forem os carros elétricos, melhor será o desempenho, pois não há perda de energia na forma de calor", disse.

A postura de Rawlinson tem chamado a atenção não apenas por suas críticas, mas também por sua visão inovadora sobre o futuro dos carros elétricos. Sua liderança na Lucid Motors e seu enfoque na eficiência têm colocado a empresa como uma forte concorrente no mercado de carros elétricos, particularmente no confronto com a Tesla, que foi a pioneira no segmento.

Com sua saída da posição de CEO da Lucid Motors e a assunção de um novo cargo no conselho da empresa, Rawlinson segue como um defensor da inovação tecnológica e da sustentabilidade no setor automotivo, focando no desenvolvimento de soluções mais eficientes e acessíveis para o futuro dos carros elétricos.

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