ARTIGO

Pira nos Bairros: 25 mil pessoas atendidas


| Tempo de leitura: 3 min
Freepik

O programa Pira nos Bairros, criado pela Prefeitura Municipal, é sem sombra de dúvida um dos eventos de maior sucesso da nossa gestão. Nasceu do olhar atento dos nossos secretários e funcionários municipais, que se sensibilizaram com uma grande parcela da população que residia em bairros distantes do Centro Cívico ou mesmo do centro da cidade e enfrentavam séries dificuldades para usufruir dos serviços públicos disponibilizados em horário comercial durante a semana.

A 1ª edição do programa Pira nos Bairros aconteceu em 27/05/23 no bairro Santa Rosa, reunindo em um único lugar e de forma simultânea e gratuita diversos serviços, abrangendo todas as secretarias municipais, com atendimento sempre realizado aos sábados. Desde então, essa iniciativa já atendeu 25 mil pessoas, o que dá uma média de 1.190 munícipes assistidos por evento.

Com o passar do tempo o Pira nos Bairros se tornou um evento consolidado, que melhorou a cada nova edição, dando oportunidade aos moradores de utilizarem os serviços municipais em pleno final de semana, sempre numa escola próximo da sua residência.

A gama de serviços oferecidos começou com um pacote, incluindo cadastro de currículos e vagas de emprego, oficinas alimentares, atendimento e castração de animais, exames de glicemia e hipertensão, teste de HIV e vacina da gripe, parcelamento de débitos, atualização do cadastro único, inscrições para habitação de interesse popular e inscrição para o cartão Pira Cidadão. E assim fomos amadurecendo, acrescentando posteriormente várias atividades esportivas e culturais na programação, disponibilizando ainda atendimento e orientação jurídica pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e pelo Procon.

Além disso, o programa trouxe a população para dentro das escolas municipais, o que reforçou a sensação de pertencimento, de valorização do espaço público, onde todos naturalmente acabam sendo responsáveis pela sua manutenção. Foi também neste ambiente que eu, como prefeito, e os meus secretários municipais, pudemos ouvir as demandas da população de maneira mais próxima e assim conseguimos executar políticas públicas em sintonia com as reais necessidades dos munícipes.

Como gestor que sou, ao contrário de muitos políticos demagogos que não explicam como farão as mudanças que Piracicaba necessita, gosto de citar números para comprovar a eficácia desta ação. Entre maio de 2023 e setembro de 2024 o Programa Pira nos Bairros, só na área da Saúde, realizou os seguintes atendimentos: 1.508 testes de glicemia, 1.502 testes de pressão arterial, 1.400 exames de HIV, sífilis e hepatite, 1.083 avaliações antropométricas (peso e altura), 1.488 orientações sobre saúde bucal com atividades educativas, 1.257 orientações sobre alimentos e segurança alimentar e 881 atendimentos na área oftalmológica/teste de visão.

Neste mesmo período, foram realizadas 308 consultas sobre parcelamento de débitos e orientação sobre remissão/isenção de taxas, oferecidas 457 atividades esportivas, 296 agendamentos para castração cães e gatos, preenchidos 380 cadastros para a obtenção de emprego, 2.579 emissões solicitadas do cartão Pira Cidadão e 2.110 demonstrações da oficina Horta em Casa/com a distribuição de mudas de hortaliças, além de 90 atendimentos pela OAB.

Não é exagero afirmar que a proposta do programa Pira nos Bairros democratizou o acesso aos serviços públicos, numa iniciativa que inclusive está sendo adotada por outros municípios como referência. E assim seguimos com coragem para continuar fazendo o que é certo por Piracicaba.

Luciano Almeida é prefeito de Piracicaba

Comentários

Comentários