ELEIÇÕES 2024

Conheça os candidatos a prefeito de Piracicaba

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Arquivo/JP
53% do eleitorado é formado por mulheres e 47% por homens em Piracicaba
53% do eleitorado é formado por mulheres e 47% por homens em Piracicaba

A eleição para prefeito se aproxima e os candidatos já estão definidos. O Jornal de Piracicaba apresenta um quadro com informações básicas sobre cada um dos concorrentes. Estão incluídos o nome, idade, partido político, profis-são, patrimônio declarado ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral),  cargos públicos já ocupados e a prioridade de governo de cada candidato, no caso de ser eleito.

Os candidatos vão disputar os votos de 314.355 eleitores nas eleições deste ano, a maioria formada por mulheres. Desde 2020, ano da última eleição municipal, a cidade ganhou 23.357 eleitores, alta de 8% no eleitorado. Os números são do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

De acordo com os dados, 53% do eleitorado é formado por mulheres e 47% por homens. O grupo de pessoas com maior número de eleitores é o que vai de 45 a 59 anos, com 79.630 eleitores, seguido do grupo de 35 a 44 anos. 
Segundo o Tribunal, o nível de escolaridade predominante do eleitorado piracicabano é o ensino completo, com 31% dos eleitores; 20,4% dos eleitores têm ensino fundamental incompleto, 18,56% o ensino médio incompleto, 11,7% tem o ensino superior completo, 8,18% o ensino fundamental completo e o superior incompleto 5,15%. 3,13% do eleitorado disseram que leem e escreve e 1,71% é analfabeta.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingiu mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.


DENÚNCIAS
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) já disponibilizou na sexta-feira (16) o aplicativo Pardal para denúncias de propaganda eleitoral irregular na internet. A principal novidade para este ano é o uso da ferramental para denunciar desvios nas campanhas eleitorais na internet.

O objetivo do aplicativo é contribuir com o trabalho de apuração dos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) e do MPE (Ministério Público Eleitoral), ao contar com a contribuição dos cidadãos para fiscalizar falhas eleitorais. 
Podem ser encaminhadas pela ferramenta irregularidades como casos de propaganda eleitoral antecipada, compra de votos, uso da máquina pública, abuso de poder (político ou econômico) e uso indevido dos meios de comunicação.
Os registros podem ser feitos por qualquer pessoa, com comprovação por fotos, áudios ou vídeos. Se preferir, a denúncia pode ser feita de forma anônima. Todas as demandas são tratadas como sigilosas pelo sistema, assegurando a confidencialidade da identidade do cidadão.

No aplicativo, também é possível encontrar orientações sobre o que pode durante campanha como uso de alto-falantes e amplificadores de som, camisetas, carros de som e trios elétrico, adesivos em automóveis, distribuição de material gráfico e comícios.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Comentários

Comentários