FURTO

Monumentos históricos são vandalizadas no Saudade, em Piracicaba

Por Roberto Gardinalli | roberto.gardinalli@jpjornal.com.br
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação

O Cemitério da Saudade foi alvo, mais uma vez, de furto e vandalismo. Desta vez, o prejuízo foi identificado durante o roteiro turístico Saudade e Suas Vozes, que aconteceu na última sexta-feira (16). Durante o passeio histórico, os integrantes do grupo perceberam que o mausoléu de Prudente de Moraes e a escultura de José de Almeida Prado tinham sido os alvos dos vândalos. Esta é a segunda vez que o Cemitério da Saudade é alvo de furto e vandalismo em agosto.

Saiba mais

A denúncia foi feita ao JP pelo historiador Paulo Renato Tot Pinto, um dos organizadores do roteiro. Segundo ele, no caso do mausoléu de Prudente de Moraes, uma placa de bronze em formato de livro, que contém as informações sobre o monumento, foi furtada. “No evento de sexta, notamos o furto do livro com as informações da dona Adelaide que ficava na campa do monumento”, disse. Já sobre a escultura de José de Almeida Prado, Tot afirmou que os vândalos a sujaram na região do rosto da escultura e na placa de informações. “A escultura do João de Almeida Prado, obra do escultor Rodolfo Bernardelli e fundida pela Fundição Cabina do Rio de Janeiro, já havia sofrido anos atrás um ataque com óleo que manchou o granito. Agora foi jogado, em menor quantidade, um material no rosto da escultura e no livro”, disse. “No domingo estive lá e fiz a limpeza com sabão neutro e um pano do material”, completou.

“Eu acredito que a educação é o melhor caminho para conscientização. Quando se retira um vaso, um ornamento, uma placa de bronze de alguma sepultura, estão subtraindo muito mais que um metal, estão roubando nossa história. Nas visitas que realizamos ao cemitério enfatizamos a importância da preservação patrimonial e acreditamos que levantar essas discussões é importante para a sociedade pensar maneiras de tentar inibir as ações criminosas”, afirmou o historiador. A prefeitura de Piracicaba foi questionada sobre ações de segurança e vigilância no cemitério, mas ainda não retornou. A reportagem está em atualização.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

Comentários

Comentários