NOVAS REGRAS

Cai número de candidaturas a vereador em Piracicaba

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 1 min
Arquivo/JP
Queda do número de candidatos  é resultado de mudança nas regras eleitorai
Queda do número de candidatos é resultado de mudança nas regras eleitorai

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) registrou 431 pedidos de registros de candidaturas a vereador em Piracicaba para a eleição deste ano. São 120 candidatos a menos em relação à eleição municipal de 2020, que teve 551 candidaturas. Os registros, porém, ainda deverão ser julgados até o dia 16 de setembro pelos juízes das zonas eleitorais. Caso seja indeferida, o candidato pode recorrer no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) e ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Leia também: 

A queda no número de candidatos é resultado de uma mudança na legislação eleitoral. “Em 2020 você podia ter uma chapa de candidatos da seguinte forma: número cadeiras de vereadores mais 50%. Agora a chapa pode ter o número de cadeiras de vereadores mais uma”, explica o consultor político Francisco Rangel. Como Piracicaba tem 23 cadeiras, a chapa de vereadores precisa ter 24 candidatos.

CONCORRÊNCIA

A relação para a concorrência por uma cadeira na Câmara de Vereadores de Piracicaba é de 18,7 candidatos por vaga. Com exceção do vereador Paulo Campos (Podemos), que disputa o cargo de prefeito, todos os atuais vereadores vão concorrer à reeleição. “Os atuais vereadores que estão indo à reeleição têm que trabalhar muito, pois tiveram quatro anos para mostrarem serviço. Agora vão ser avaliados”, disse Rangel, que lembrou: “Sempre tem candidato novo surpreendendo”.

TOTAL

Comentários

Comentários