SEM PREVISÃO

Vistoria na pedreira é reagendada e avenida permanece interditada

Por André Thieful |
| Tempo de leitura: 2 min
Divulgação
Vistoria na pedreira será feita na terça-feira (06)
Vistoria na pedreira será feita na terça-feira (06)

A avenida Jaime Pereira permanecerá interditada, ao menos até a vistoria do geólogo que estava prevista para esta quarta-feira (31), mas foi adiada para a próxima terça-feira (06). A avenida está interditada desde sexta-feira (26) devido à queda de uma rocha que atravessou a via e foi parar no acostamento à margem do rio Piracicaba.

Leia também:

A Semozel (Secretaria Municipal de Obras e Zeladoria) informou que está finalizando a vala de contenção na pedreira principal e que, em seguida, fará a vala na pedreira secundária, onde caiu a última rocha (início da pedreira sentido Centro/Bairro). Quando for iniciado o serviço na pedreira secundária, será feita avaliação para liberação da via.

HISTÓRICO

No dia 28 de dezembro de 2023, a Prefeitura, por meio da Defesa Civil e Secretaria Obras e Zeladoria, iniciou serviço emergencial de limpeza e desobstrução na base da pedreira do Bongue, após o deslocamento de uma pedra de cerca de dois metros de diâmetro, que se desagregou do maciço da pedreira. Naquela data, o bloco não chegou a atingir a avenida Jaime Pereira, mas, como medida de segurança, a via ficou com uma faixa interditada provisoriamente, no sentido bairro Centro.

A rocha que se desagregou do talude estava apoiada em uma camada de solo frágil. Ao deslizar, foi contida pelo alambrado existente, o que a impediu de atingir a avenida. Naquele momento, a Prefeitura iniciou serviços de retirada dos cascalhos na base da pedreira, como precaução, abrindo uma vala na base da pedreira do Bongue. A construção do alambrado e da vala são medidas para conter as pedras que desagregam do maciço.

Em março deste ano, após os serviços de limpeza, a Semozel encomendou um novo laudo geológico para identificar se havia riscos de novos desprendimentos. O laudo apontou, por exemplo, a construção de uma vala, que já havia sido construída, e também novo corte de árvore no topo da pedreira, o que foi feito.

INTERVENÇÕES

No início de 2023, diversas intervenções foram realizadas na pedreira do Bongue, incluindo tombamento de rochas já condenadas, corte de árvores no topo, melhorias no sistema de drenagem no alto da pedreira e limpeza de área próxima à avenida, para retirar os fragmentos de rocha que já se desagregaram da pedreira.

Comentários

Comentários