MÚSICA

ASSISTA. OSP lança 1º CD e disponibiliza conteúdo nas plataformas digitais

Lançamento ocorreu neste sábado, em dois concertos, no Teatro do Engenho

Por Da Redação | 09/03/2024 | Tempo de leitura: 3 min

Claudinho Coradini/JP

OSP em concerto no Teatro Erotídes de Campos, neste sábado (09)
OSP em concerto no Teatro Erotídes de Campos, neste sábado (09)

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) lançou em dois concertos neste sábado (09), no Teatro Erotídes de Campos, no Engenho Central, o seu primeiro CD, intitulado "Concerto Místico para Cello e Orquestra". A composição é do músico paulista Alexandre Guerra e executada pelo piracicabano André Micheletti, sob a regência do maestro alemão Knut Andreas. O lançamento oficial aconteceu nesta sexta-feira (8), e já está disponível em todas as plataformas digitais.

A obra é uma composição em três movimentos, inspirada no mito de Hermes Trismegisto e seus princípios herméticos. Alexandre Guerra tece uma narrativa musical envolvente, que explora os temas da figura mítica de Hermes e seus princípios filosóficos.

“O evento de hoje tem uma importância sem precedentes porque é a primeira vez que a gente vai lançar um CD da Orquestra Sinfônica com uma obra dedicada à Orquestra Sinfônica de Piracicaba. Coroa os mais de 120 da OSP”, disse André Micheletti.

Alexandre Guerra destacou a importância do lançamento em disco físico e nas plataformas digitais. “É um momento muito especial porque essa orquestra, que é uma das mais antigas do Brasil, está comemorando 124 anos em 2024 e tem agora seu primeiro disco lançado. E, além da realização e da grande alegria de ter uma obra minha gravada pela Orquestra Sinfônica de Piracicaba, com direção do Knut Andrea e solo do André Micheletti, é o fato de agora a orquestra já estar em todas as plataformas de música do mundo o que a torna acessível para todos. Acho que é um passo importante para a Orquestra, um novo momento, de celebração”.

Maestro Knut Andreas, o compositor Alexandre Guerra e o músico André Micheletti

CAPTAÇÃO DE ÁUDIO

O registro em áudio da obra foi realizado no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, em 21 de julho de 2023, captado pelo engenheiro de som e produtor musical Uli Schneider, conhecido por seu trabalho com a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) e a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. A mixagem foi feita por Ricardo Mosca, enquanto o projeto gráfico foi elaborado por João Boaventura e as fotografias foram capturadas por Nanah D'Luize.

ONDE COMPRAR

Com capa do álbum apresentada pela obra "Suíte Construtiva", do pintor e gravador paulista Sérgio Fingermann, a obra física poderá ser encontrada na Loja Clássicos da Sala São Paulo, que funciona de segunda a sexta-feira das 12h às 18h, e em dias de concerto, até o final do intervalo; aos sábados, das 12h até uma hora após o término do concerto da Osesp e, aos domingos, em dias de Concertos Matinais, das 10h às 13h.

Para compras online, o álbum estará disponível no site oficial da loja, lojaclassicos.com.br. Em Piracicaba, o álbum já está à venda no Ágora Boulevard (localizado na rua São João, 763, bairro Alto), com horário de funcionamento das 10h às 18h de segunda a quarta-feira e das 10h às 22h de quinta-feira a sábado.

SALA SÃO PAULO

Neste domingo (10), às 11h, na Sala São Paulo, ocorrerá mais uma oportunidade para o público desfrutar do lançamento, marcando também a abertura da Temporada 2024 da Orquestra Sinfônica de Piracicaba.

O programa das apresentações se inicia com a obra "Abertura para uma comédia" de Hanns Eisler, escrita em 1930 para a peça teatral "Lustspiel" de Ernst Toller. Eisler, um expoente da música de vanguarda do século 20, combina elementos musicais tradicionais e modernos, destacando-se por sua colaboração com Bertolt Brecht. Segue-se o "Concerto para piano e orquestra, em Fa menor, Op. 20" de Alexander Scriabin, caracterizado por sua escrita virtuosística para piano e influências de Chopin e Rachmaninoff, além de elementos de sua busca por uma "música mística". Por fim, a Orquestra Sinfônica de Pittsburgh interpreta "The Lady and the Hooligan", um balé com música de Dmitri Shostakovich que reflete influências do expressionismo e neoclassicismo, com contrastes sociais e românticos na história de uma jovem dama e um "vagabundo" apaixonados.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.