JUSTIÇA

TJ decide que Prefeitura de Piracicaba pode transferir Pinacoteca para novo prédio

Mudança de prédio é alvo de questionamento em ação popular movida na Justiça

Por Da Redação | 09/02/2024 | Tempo de leitura: 1 min

Divulgação

Local onde funcionava a Pinacoteca de Piracicaba: ação popular questiona na Justiça transferência de prédio
Local onde funcionava a Pinacoteca de Piracicaba: ação popular questiona na Justiça transferência de prédio

A 6ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça de São Paulo manteve decisão da 1ª Vara da Fazenda Pública de Piracicaba, proferida pelo juiz Wander Pereira Rossette Júnior, que julgou improcedente ação popular que visava impedir a transferência da Pinacoteca Municipal Miguel Archanjo Benício D’ Assumpção Dutra para um galpão do Engenho Central.

Os autores alegavam que a mudança estaria em desacordo com a lei municipal e que não há demonstração de que o novo local tenha condições para comportar o acervo artístico e cultural do museu. 

Em seu voto, a relatora do recurso, desembargadora Maria Olívia Alves, apontou que o prédio em que está instalada a Pinacoteca apresenta problemas estruturais crônicos e que a manutenção do local, além de custosa ao orçamento municipal, poderia causar danos às obras.

“Não se pode perder de vista que é dever do requerido resguardar o acervo artístico e, desse modo, ele possui a prerrogativa de realizar, sob a sua responsabilidade, a gestão do patrimônio cultural. De nada adiantaria manter o local da Pinacoteca, como proposto pelos autores, se o prédio apresenta sérios problemas estruturais capazes de comprometer o próprio acervo artístico”, escreveu.

Também participaram do julgamento, de votação unânime, os desembargadores Silvia Meirelles e Alves Braga Júnior.

O acórdão foi publicado no último dia 5 de fevereiro.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

Siga o Canal do JP no WhatsApp para mais conteúdo.

...

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.