CICLISMO

Ciclistas sugerem criação de áreas de proteção ao ciclismo de competição em vias

Projeto inspirado em iniciativa do Rio de Janeiro é uma das possibilidades para solucionar o problema

Por André Thieful | 05/11/2023 | Tempo de leitura: 2 min
andre.estevao@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

Avenida Cruzeiro do Sul é bastante procurada
Avenida Cruzeiro do Sul é bastante procurada

A falta de locais próprios para treino levou ciclistas de Piracicaba a sugerirem a criação e implantação de áreas de proteção ao ciclismo de competição na cidade. Ocorre que, apesar da existência de ciclovias na cidade, esses locais são compartilhados com pedestres e ciclistas amadores, o que dificulta o treino de profissionais e semi-profissionais.

Dessa forma, resta o treino em rodovias ou em locais como o bairro Santa Rita. “A gente que é ciclista de competição não pode andar na ciclovia porque o limite de velocidade na ciclovia é 20 km/h e a gente anda em uma velocidade muito maior em nossos treinamentos. Chega a cerca de 50 km/h”, explica o personal trainer Alexandre Biral.

Além disso, ele explica que, no Santa Rita, por exemplo, como não há lugar para caminhadas, o pedestre anda no meio da ciclovia. “Mesmo se andar a 20 km/h há risco de acidente. Eu vou treinar lá de duas a três vezes por semana e nunca vejo ciclistas na ciclovia, só pedestres”, explicou. Por esse motivo, os ciclistas precisam compartilhar a rua com os carros. Ele reconhece, porém, que da maneira como está a rua fica estreita também para os carros.

Para evitar essa disputa de ciclovia com pedestres e ruas com os carros, ele entende que o ideal seria extinguir a ciclovia do Santa Rita e criar vias compartilhadas, que consistem na divisão da rua e sinalização da presença de bicicletas na via. Também há a sugestão de fechamento de vias em determinados dias e horários. Essa ideia é inspirada em uma medida adotada no Rio de Janeiro. “A lei que garante a criação de Áreas de Proteção ao Ciclismo de Competição em diversas regiões do Rio de Janeiro foi uma grande conquista para os ciclistas cariocas. Por essas áreas permitirem que eles possam treinar sem a preocupação de dividir a via com veículos durante um certo período, evitando a possibilidade da ocorrência de acidentes. Essa lei existe e basta um estudo logístico para escolha do melhor local onde sofra menos impacto ao contorno. Há também a ideia de fechamento de trechos em determinados dias e horários”, diz o esboço do projeto.

Os locais sugeridos para o fechamento são avenida Cruzeiro do Sul, às terças quintas, das 18h30 às 20h, e domingos, das 7h às 10h, avenida Renato Wagner, aos domingos das 7h às 11h, Parque Jequitibá (da rotatória do Alphaville até rotatória do Colégio CLQ), aos domingos das 7h 11h, e avenida Dorival Cruz Lima, no Santa Rita, terças e quintas, das 18h30 às 20h e, aos domingos das 7h às 10h.

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1 COMENTÁRIOS

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  • Rogerio Cardoso
    07/11/2023
    Piracicaba uma cidade como a nossa deveria pensar nisso! Um espaço como já existe no Rio, no aterro e em São Paulo na Paulista para lazer e também as Áreas de treinamento para ciclistas. É fácil! Basta vontade política!