HISTÓRIA

7º Festival de Capoeira de Piracicaba terá rota afro e homenagens neste sábado

Evento gratuito é realizado pelo Instituto Afro Pira e acontece no Engenho Central

Por Redação | 21/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
redacao@jpjornal.com.br

CCS/Prefeitura de Piracicaba

Dentro do Febacap, Rota Afro começa no Largo da Santa Cruz e termina no Engenho Central
Dentro do Febacap, Rota Afro começa no Largo da Santa Cruz e termina no Engenho Central

O 7º Fenacap (Festival de Capoeira de Piracicaba), que preserva e promove a capoeira em Piracicaba e região, chega ao Parque do Engenho Central neste sábado (22), e domingo, (23), com atividades gratuitas, entre caminhada histórica, roda de capoeira e homenagem ao Dia de Tereza de Benguela e ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha. O evento, gratuito, é realizado pelo Instituto Afro Pira, com apoio da Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e da CDCPN (Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba).

Amanhã, sábado, das 8h às 12h, acontece dentro do 7º Fenacap a Edição Capoeira do projeto Rota Afro, uma caminhada que começa no largo da Santa Cruz (Centro) e vai até o Engenho Central, passando por diversos pontos que guardam história e tradição negra na cidade. Durante o percurso, participantes do festival tocarão berinbau para acompanhar as explicações da idealizadora da Rota Afro, Julia Madeira.

No domingo, a programação do 7º Fenacap começa às 9h em frente à passarela Pênsil, dentro do Engenho Central, onde acontecerão rodas de capoeira em homenagem ao Dia de Tereza de Benguela e ao Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

Tereza viveu no século 18 e foi casada com José Piolho, que chefiava o Quilombo do Piolho, considerado o maior quilombo do Mato Grosso. Com a morte de José Piolho, Tereza se tornou a líder do quilombo, e, sob sua liderança, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas. O quilombo resistiu até 1770. A população na época era de 79 negros e 30 índios. Em homenagem a Tereza de Benguela, o dia 25 de julho é oficialmente no Brasil o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.