MITO DE HERMES

OSP apresenta a estreia mundial de Alexandre Guerra, com solo de André Micheletti

Apresentação deste sábado (22) acontece às 16h e 19h, sob a regência do maestro alemão Knut Andreas

Por Fernanda Rizzi | 20/07/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Nanah D'luize

André Micheletti será solista durante a estreia mundial
André Micheletti será solista durante a estreia mundial

Neste sábado (22), a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) realizará a estreia mundial da composição "Concerto Místico para Cello e Orquestra", de autoria do compositor paulista Alexandre Guerra, com o solista André Michelleti e sob regência de Knut Andreas. Os concertos ocorrerão em duas sessões, às 16h e 19h, no Teatro Erotides de Campos, localizado no Engenho Central. A entrada é gratuita.

Amanhã (21), a partir das 10h, os ingressos gratuitos poderão ser adquiridos por meio do site megabilheteria.com. Além disso, haverá a distribuição presencial de 50 ingressos na bilheteria do Teatro, que serão entregues com 30 minutos antes de cada sessão.

A obra é composta por três movimentos e tem como inspiração o mito de Hermes Trismegisto e seus princípios herméticos. Acredita-se que Hermes tenha vivido no Egito cerca de quinze séculos antes de Cristo, sendo considerado o primeiro dos alquimistas. A apresentação também contará com a execução das composições "Andante Festivo", de Jean Sibelius, e "Sinfonia n° 5", de Ludwig van Beethoven.

E, especialmente dedicada ao violoncelista e diretor artístico da OSP, André Micheletti, o processo de criação do concerto envolveu uma reunião no estúdio do compositor em São Paulo, onde foram discutidas as possibilidades do instrumento e o conceito da peça baseada nas leis do hermetismo. “Ele foi muito rápido. Eu pouco mostrei e falei sobre o instrumento, e ele já foi me apresentando a ideia”, contou o músico sobre a habilidade de Guerra.

Sobre a sua participação no processo de criação, Micheletti enfatiza a felicidade a honra de participar da criação. “É totalmente uma criação do Alexandre. Eu tenho nada, eu só mostrei algumas coisas. Ela escreveu um concerto magnifico e que eu tenho certeza que ficará para a história”, finaliza.

O SOLISTA
André Micheletti, músico natural de Piracicaba, atua como professor na USP (Universidade de São Paulo) em Ribeirão Preto. Ele também é diretor artístico associado da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) e ocupa a posição de chefe do naipe de violoncelos na mesma orquestra.

Sua formação acadêmica inclui a conquista de dois doutorados, ambos obtidos na Indiana University, em Bloomington, e um mestrado pela Northwestern University, em Chicago.

O músico é intérprete de Música Brasileira, tendo recebido prêmios nos Concursos Estímulo aos Jovens Solistas do Brasil e no Concurso Jovens Instrumentistas do Brasil. Além disso, ele foi o vencedor do Concurso Jovens Solistas da Orquestra Experimental de Repertório.

Como regente, André Micheletti já conduziu diversas sinfônicas de destaque, incluindo a Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, a de Heliópolis (Baccarelli), Campinas, Belém e Goiás, bem como a OER, Camerata Fukuda, North Shore Chamber Orchestra (EUA), Bach Gamut Ensemble (EUA) e USP Filarmônica.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.