ARTIGO

Descanso e bem-estar: Férias

Por Ana Carolina Carvalho Pascoalete |
| Tempo de leitura: 3 min

Meio do ano chegou, e junto ao recesso escolar muito pais conseguem conciliar férias do trabalho. Período especial para dedicação de lazer e descanso junto à família, além da necessidade orgânica para cessar temporariamente com a correria do dia a dia. Vale a reflexão que muitos indivíduos passam anos sem dedicar um tempo a férias, correndo o risco de atingir intenso desgaste físico e psicológico, podendo em muitos casos desencadear quadros de burnout, caracterizados com sintomas de depressão, dores de cabeça, alterações do humor, sono, dificuldades de concentração e raciocínio geral.

Parar por alguns dias em um ou mais períodos do ano, direcionando atenção ao devido descanso não se configura apenas um direito merecido, mas também uma condição essencial para a saúde mental dos indivíduos.

Entretanto, muitas pessoas mesmo de férias, não conseguem tirar o devido proveito de dias de descanso, pois não conseguem desligar da rotina e do estresse.  Ao planejar as férias é necessário reservar alguns dias para dedicar a esse período, ao menos duas semanas, que permita dar ao organismo o tempo necessário para se adaptar a uma mudança no ritmo e desacelerar, usufruindo do tempo de uma maneira diferente, descansando e ou passeando

Por isso é importantíssimo antecipadamente solucionar os problemas de ordem prática, evitando pendências, contas, não sucumbindo preocupações com o trabalho são fatores fundamentais para conseguir relaxar, desfrutando de bons momentos com os filhos. Nesse período de descanso continuar a atender telefonemas e a responder e-mails de trabalho pode traduzir em uma sobrecarga gerando alteração do humor, irritabilidade, dores de cabeça constantes ou mal-estar.

Outro aspecto importante é esforçar-se para sair da rotina e introduzir novidades no dia a dia, realizando atividades diferentes e frequentando lugares novos, pois uma mudança de contexto facilita a alteração de respostas habituais, eliminando o estresse e promovendo bem-estar.

Quando os indivíduos param e desligam o piloto automático das obrigações diárias, cria-se a facilidade de adentrar em contato com uma reflexão interior, realizando balanços, redefinindo prioridades, sem perder o rumo e sentido da vida. É durante esse período que se torna possível avaliar com mais clareza e perspectiva as escolhas da vida, possibilitando o contato com novas ideias e maneiras de concretizá-las para proporcionar maior realização pessoal e satisfação.

O cérebro mais descansado se torna mais criativo, produtivo e promove maior bem-estar. Dedicar momentos das férias a atividades prazerosas com a família e amigos é fundamental, assim como dormir tempo suficiente, manter uma alimentação regrada e saudável, manter atividade física, são escolhas que auxiliam no alívio das tensões.

Claro que nem todas as famílias conseguem conciliar o período de recesso escolar e folgas no trabalho e como manter o equilíbrio entre o desejo dos filhos de aproveitarem os dias sem escola e as possibilidades dos pais acompanharem e até os supervisionarem nesse período. Existem as tradicionais estratégias como acampamento, casa de outros parentes, “plantões escolares de férias”, porém nem todos os pais podem lançar mão do orçamento mensal nesse período.

Uma ideia é encontrar tempo livre e procurar fazer junto com as crianças um planejamento dessas semanas ou datas sem aulas, de uma forma equilibrada, com dias e horários reservados para atividades dirigidas, obrigatórias, que serão cobradas pelos pais, como arrumar o guarda-roupa, separar brinquedos para doação, estimular a leitura de um livro e também tempo livre para as brincadeiras, visitas, passeios, computador, cinema, jogos, esportes.

O que deve ser evitado nesse período, pais trabalhando freneticamente e filhos entediados, sem tarefas, sem saber como usar seu tempo e aproveitar de modo agradável, saudável e construtivo as férias escolares. Esse é um período bom para a convivência de pais e filhos, mesmo que somente uma das partes se mantenha de férias, os pais devem se esforçar para no decorrer desse período direcionar o possível de tempo para estarem juntos, aprendendo coisas interessantes, tornando-se mais próximos.

--------------

Os artigos publicados no Jornal de Piracicaba não refletem, necessariamente, a opinião do veículo. Os textos são de responsabilidade de seus respectivos autores.

Comentários

Comentários