ELABORAÇÃO

Audiência Pública sobre Plano Municipal do Livro acontece nesta quarta-feira, na Câmara

De autoria da vereadora Rai de Almeida, proposta nasce da necessidade de criar políticas públicas na leitura

Por Redação | 27/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
redacao@jpjornal.com.br

Guilherme Leite/Câmara Municipal

A Câmara Municipal de Piracicaba realiza nesta quarta-feira, dia 28, a partir das 14h30, uma audiência pública para discutir a elaboração do Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (PMLLLB). O evento acontece a partir de requerimento de autoria da vereadora Rai de Almeida (PT) – que vem coordenando a elaboração desse plano junto à sociedade civil, a professores e professoras, leitores e leitoras, aos bibliotecários e bibliotecárias da cidade, ao Conselho Regional de Biblioteconomia, representantes da Diretoria Regional de Ensino e do poder Executivo local.

A proposta para a elaboração do Plano e realização dessa audiência nasce, como aponta a vereadora, da necessidade de se investir esforços e de se criar políticas públicas séries e efetivas na área do livro e leitura na cidade de Piracicaba – bem como, também como destaca a vereadora, atende ao que pede “a Lei Federal 3.696/2018, que institui a Política Nacional de Leitura e Escrita, a PNLE, e dá diretrizes para sua difusão e repercussão no país todo”, destaca Rai.

“Essa lei instaurou um debate com bibliotecários, estudantes, professores, secretarias de Educação e de Cultura”, diz a vereadora Rai de Almeida – que aponta ainda que, dentre as diretrizes nacionais, está o reconhecimento da leitura e da escrita como um direito, “inclusive, com políticas de estímulo à leitura como instrumento de cidadania e contribuir para uma sociedade mais justa”, destaca – ao lembrar que o Brasil está entre os 57 países com déficit de leitura. 

“Que o Executivo, ao final da elaboração deste Plano que estamos construindo coletivamente, possa encaminhá-lo sob a forma de projeto de lei para que Piracicaba seja uma cidade da leitura”, concluiu, ao lembrar que existe apenas uma biblioteca pública no Município. 

AUDIÊNCIA
No requerimento que solicita a audiência, a vereadora apresenta breve histórico sobre o início das discussões para a implementação do PMLLLB na cidade, neste primeiro semestre de 2023. “Já foram realizadas três reuniões públicas, nas quais se discutiu com a sociedade a elaboração de um programa municipal”, informa. “A audiência pública que ora acontece é mais uma etapa desse processo que vem sendo trilhado com muita vontade por todos e todas que dele participam” – conclui Rai.

Estão convocados para audiência pública o secretário da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural) e de Governo, Carlos Beltrame, e o secretário de Educação, Bruno Roza.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.