DE PIRACICABA

‘Homem ao Mar’, curta piracicabano e premiado, terá exibições presenciais

Primeira sessão acontece nesta sexta-feira (23); programação seguirá até agosto

Por Redação | 20/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
redacao@jpjornal.com.br

Divulgação

Ciclo de exibições faz parte do ProAC 2022
Ciclo de exibições faz parte do ProAC 2022

Após três anos circulando por mostras e festivais de cinema, “Homem ao Mar” (2020), curta-metragem dirigido por Gabriel Ávila e com a produção Rubro Filmes, inicia a partir deste mês um ciclo de exibições gratuitas e presenciais em Piracicaba. Em comemoração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, a primeira sessão acontece nesta sexta-feira (23), às 20h, no Centro Social do Novo Horizonte.

No drama experimental, um homem em estado terminal vive o fim de seu casamento e viaja ao litoral para um retiro espiritual que mostrará a ele um novo olhar sobre a vida. Participam do elenco os atores Jorge Lode, Alessandra San Martin e Leandro Bonin. Enfrentando as dificuldades estruturais da produção independente no Brasil, o filme foi financiado com rifas, ações de arrecadações e com investimento dos próprios produtores.

A história do filme nasceu da observação do diretor durante sua experiência em São Paulo sobre o cotidiano de tantas pessoas diferentes, e como elas lidavam com as consequências das próprias escolhas de vida. "Comecei a pensar na história de um homem e uma mulher maduros que insatisfeitos com a própria vida e diante de uma verdade absoluta, que é a morte, encontrariam uma forma de vivenciar outras escolhas, outras vidas. O título faz referência ao indivíduo que está navegando pela vida e precisa ser salvo por si próprio. É um filme sobre redenção, auto aceitação e autoconhecimento", comenta Ávila.

“Homem ao Mar” participou da seleção de festivais internacionais e recebeu prêmios durante o ano de 2021, com destaque para "Best Outstanding Film" no festival indiano Indo American International Festival of World Cinema, "Best Kiss" no Rima (Rio International Monthly Awards) e "Melhor Trailer" na premiação nacional Cawcine. Também foi selecionado no festival espanhol Sea & Beach Film Festival, Cinefantasy e 3º Festival de Curtas de Jundiaí, além de exibições em diversas mostras on-line e presenciais pelo interior de São Paulo.

No dia 21 de julho, o filme será exibido no Centro Cultural FAÉ no bairro Vila África, encerrando a programação em 11 de agosto com uma sessão especial no Teatro Municipal Erotídes de Campos no Parque do Engenho Central. Ao final das exibições, o público participa de um bate-papo com os realizadores do filme sobre o processo criativo da obra. O curta possui classificação indicativa para maiores de 14 anos.

As exibições fazem parte das ações de contrapartida do edital de Licenciamento Proac 12/2022 Plataforma #CulturaEmCasa. O projeto também conta com o apoio do Misp (Museu da Imagem e Som de Piracicaba) e Semac (Secretaria Municipal de Ação Cultural).

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.