CINEMA E CURSO

Biblioteca Municipal realiza Cineteca e Curso de Livre de Africanidades

Sessões gratuitas do Projeto Cineteca acontecem amanhã (17) e segunda-feira (19); curso de Africanidades é neste sábado, às 17h

Por Redação | 16/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
redacao@jpjornal.com.br

Divulgação

Em Reflexões de um Liquidificador, Elvira é uma dona de casa que passa por um momento difícil em sua vida
Em Reflexões de um Liquidificador, Elvira é uma dona de casa que passa por um momento difícil em sua vida

A Biblioteca Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto recebe mais duas sessões gratuitas do Projeto Cineteca: o filme Garoto Cósmico estará em cartaz hoje (17), às 10h, e, na segunda-feira (19), às 13h30, será exibido Reflexões de um Liquidificador, às 13h30.

O Cineteca é uma parceria entre a Biblioteca e o Misp (Museu da Imagem e do Som de Piracicaba), mantidos pela Prefeitura, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), com apoio do MIS-SP e o projeto Pontos MIS.

Garoto Cósmico (2007), com direção de Alê Abreu, tem duração de 1h16. É a história de três crianças, Cósmico, Luna e Maninho, que vivem em um mundo futurista, onde as vidas são totalmente programadas. Certa noite, enquanto tentam obter pontos para ganhar um bônus na escola, eles se perdem no espaço e descobrem um universo infinito, esquecido num pequeno circo, onde vivem novas experiências.

Já Reflexões de um Liquidificador (2010) tem direção de André Klotzel, com duração de 1h20. Na trama, Elvira é uma dona de casa que passa por um momento difícil em sua vida. Seu marido Onofre desapareceu e ela decide ir à polícia prestar queixa. A trajetória do casal é narrada pelo liquidificador do casal, que ganha vida depois do conserto.

As próximas exibições serão divulgadas nas redes sociais: @bibliotecadepiracicaba. Mais informações pelo contato: (19) 3433-3674.

MULHERISMO AFRICANA

Também hoje (17), na terceira aula do Curso Livre em Africanidades, a Biblioteca, às 15h, a mestre em Letras e Doutora em Estudos Literários, Lorena Faria. Ela apresentará o painel Mulherismo Africana: A Coletividade Pelo Bem-Viver da Comunidade Negra. A atividade é gratuita e acontece no anfiteatro da Biblioteca, que é um equipamento mantido pela Prefeitura de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Como adianta Lorena, o Mulherismo Africana é um conceito político pautado na perspectiva da afrocentricidade e tem sua inspiração na organização social das mulheres do continente africano antes da colonização europeia.

A palestra vai discutir como a proposta de ação mulherista se configura numa ferramenta de luta para a emancipação da comunidade negra e situá-la em relação a outras frentes, como o feminismo.

Lorena Faria, a palestrante, é graduada em Letras (francês), mestre em Letras e Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). É também docente no Instituto Federal de São Paulo (IFSP-Capivari), produtora cultural e batuqueira da Kaiumba Paulista, tendo desenvolvido sua pesquisa de doutorado sobre a poética da mestra Anicide Toledo na perspectiva do Mulherismo Africana.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.