MANIFESTAÇÃO

Bloco da Ema realiza a oficina de Vivência de Maracatu de Baque Virado

Ação acontece neste sábado (3) e domingo (4), na Casa do Hip Hop

Por Fernanda Rizzi | 01/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Julian Tonini

Neste sábado (3) e domingo (4), o Bloco da Ema realiza a oficina de Vivência de Maracatu de Baque Virado, ministrada com o Contra-Mestre Zack Mesquita, na Casa do Hip Hop de Piracicaba (rua Jacanã Altair Pereira Guerrini, 200, Pauliceia).

Segundo o Contra-Mestre Zack Mesquita, o Maracatu de Baque Virado é uma manifestação cultural e religiosa afrodescendente que nasceu no nordeste brasileiro, em Pernambuco, e por isso, é considerada até hoje uma manifestação pura e exclusiva do Estado. “O maracatu se apresenta por meio de dança, percussão e música. As características dessa manifestação estão na sua dança e música elaborada, os figurinos extravagantes e a mistura das culturas da África e Europa”, explica.

O Maracatu também funciona como uma terapia espiritual e tem como objetivo passar conhecimento, alegria e muita tradição. Além disso, a oficina também visa preparar os batuqueiros para o carnaval de 2024, bem como aproximar cada vez mais os foliões que acompanham o Bloco da Ema.

Continuidade dos trabalhados realizados pelo Bloco da Ema, com troca de experiências entre participantes, o conteúdo programático da oficina contará com roda de conversa, a religiosidade da Nação Maracatu Estrela D’Alva, dinâmica em grupo, instrumentos que compõem o Maracatu de Baque Virado, solfejo, convenções, toadas, loas e virações da Nação Maracatu Estrela D’Alva.

Para participar da oficina a inscrição custa no valor de R$ 40,00 reais e o pagamento pode ser feito pela chave PIX: 41.704.084/0001-21 (Ema Produções Artísticas). Mais informações com Tony Azevedo: (19) 99125-5412.

MESTRE ZACK MESQUITA

Zack Mesquita é cantor, compositor, Mestre de Maracatu, carnavalesco, aderecista e atual Contra-Mestre da Nação do Maracatu Estrela Dalva de Joana Bezerra de Recife, Pernambuco. Iniciou sua trajetória no grupo Odára Baque pelo projeto Escola Aberta da Prefeitura do Recife.

No final de 2007, passou a integrar o Batuque da Nação do Maracatu Leão da Campina, onde permaneceu até o fim do carnaval de 2014. Em 2015 iniciou sua jornada na Nação do Maracatu Estrela Dalva regido pelo Mestre Marconi Agripino, como batuqueiro, e em 2016, assume o posto de contra-mestre da nação e carnavalesco. Em 2020 foi nomeado pelos mestres Hugo Leonardo (Nação do Maracatu Leão da campina) e Walter França (Maracatu Raízes de África), Mestre da Nação do Maracatu Aurora Africana   de Jaboatão-PE. Hoje assume o posto de contra-mestre da Nação do Maracatu Estrela Dalva, onde desde 2019 faz oficinas as tradições da nação, com toadas e baques.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.