LEGADOS

Mátria Amada Brasil lança portfólio sobre as histórias das mulheres piracicabanas

Resultado do trabalho será celebrado neste sábado (3), às 15h, no Largo dos Pescadores

Por Redação | 01/06/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Coletivo Rec

Um trabalho sobre as biografias de mulheres ancestrais e contemporâneas que foram e são relevantes para o contexto social, cultural e artístico de Piracicaba é um dos legados simbólicos que o projeto “Mulheres em Ação: Mátria Amada Brasil” compartilha sobre parte da história da cidade, pela perspectiva das subjetividades femininas. O trabalho de pesquisa e escrita foi realizado pela jornalista e historiadora Beatriz Vicentini e o conteúdo do portfólio pode ser acessado pelo site: matriaamadabrasil.com.br. O resultado do trabalho será celebrado neste sábado (3), às 15h, quando o portfólio online “Mulheres na Cultura Piracicabana” será lançado no Largo dos Pescadores, em um evento que reúne muita música, com diversos shows e discotecagem. A ação é gratuita e aberta para todas pessoas.

O portfólio e seu evento de lançamento simbolizam a finalização do projeto “Mulheres em Ação: Mátria Amada Brasil”, que foi contemplado pelo Edital Proac n°38/2022 e é realizado por Natalia Puke, Laura Vidotto, Vanessa Piazza e Thelicia Canabarra. Com o objetivo de destacar a presença das mulheres na cultura e nas artes na cidade de Piracicaba, o projeto dialogou com o provérbio africano “Sankofa”, que significa manter a cabeça voltada à ancestralidade, às raízes, em busca de realizar o potencial para avançar, ao escolher trazer as histórias de mulheres contemporâneas e também ancestrais, tanto nas grafitagens realizadas no Centro Comunitário do Novo Horizonte e no Estúdio Aragem quanto no conteúdo do portfólio.   Segundo as proponentes da iniciativa, “a escolha por mulheres ancestrais e contemporâneas traz a perspectiva da luta histórica que as mulheres enfrentam para ter seus direitos reconhecidos e assegurados”.

Para dar o tom a esse momento de celebração, a DJ Carol Cavassani ambienta o espaço que recebe também a apresentação do Trio de Choro composto pelas instrumentistas Rafaela Mafaldo, Beatriz Vanuchi e Luana Paula, que nos faz recordar a importância de Chiquinha Gonzaga como a primeira mulher maestrina brasileira; a programação tem também a apresentação “4 MP a fazer Rap”, que traz a força e potência de quatro mulheres fazendo rap, com Mayra Kristina, Arilene Teodoro, Isabela e Gabriele Camargo. Além do show “beijos”, no qual Natalia Cabral apresenta músicas que abordam amor e desilusões amorosas inspiradas na tragicomédia da vida, mas sempre com aquela dose de humor. As canções de Natalia vêm de inspirações de artistas mulheres, e umas dessas grandes inspirações é a Rita Lee, então, nesse show Natalia apresenta além das suas composições autorias, releituras de canções da eterna Rita Lee.

De acordo com as idealizadoras do projeto, “o foco é dar visibilidade ao trabalho das mulheres, bem como incentivar a autonomia, a autoconfiança e o protagonismo, evidenciando a qualidade do fazer artístico feminino para além dos estereótipos construídos pelo patriarcado”. O evento tem apoio da Prefeitura Municipal de Piracicaba, por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural) e da Semdettur (Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), e também do Instituto Terra Mater. E o registro fotográfico do projeto é realizado pelo Coletivo Rec.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.