CONHECIMENTO

Música de Câmara da OSP realiza concerto no Centro de Reabilitação Piracicaba

Assistidos puderam conhecer cada instrumento e interagir com os músicos

Por Fernanda Rizzi | 30/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Claudinho Coradini/JP

O Quinteto de Sopros do Música de Câmara da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) realizaram a última apresentação do projeto na manhã desta terça-feira no CRP (Centro de Reabilitação Piracicaba) – instituição que atende pessoas com deficiência de 0 a 59 anos nas áreas terapêutica, educacional e em projetos socioeducativos. Os músicos Felipe Santos (Flauta), Paulo Roberto Pinto (Oboé), Reinaldo dos Anjos (Clarinete), Mateus Avancini (Fagote) e Evandro Neves (Trompa) foram recebidos pelos assistidos de forma calorosa, cheia de aplausos e sorrisos.

Como uma forma de auxiliar na divulgação do gênero musical e com a finalidade de levar a música de câmara para vários lugares com a intenção de expandir o seu público, o projeto trouxe um repertório animado com Overture, de William Tell – Giacomo Rossini; Carmem Suíte, de George Bizet e arranjo de Jean-François Taillard; Sailor’s Hornipipe, de Burnet Tuthill. Op.14 nº1; Libertango; de Astor Piazzolla e arranjo de Jonatas de Santana; Se ela perguntar, de Jair Amorim e Dilermando Reis e arranjo de Fernando Morais); Alvorada de glória, de Zequinha de Abreu e Garota de Ipanema; de Tom Jobim e arranjo de Fernando Morais.

Os presentes também tiveram a oportunidade de aprender mais sobre cada instrumento e suas funcionalidades. Além disso, a Orquestra também preparou uma surpresa com uma canção que os alunos aprendem nas oficinas de música da instituição, no qual os assistidos puderam cantar ao lado dos músicos.

A professora de música, Raquel Angeleti, a presença da Orquestra é importante para que os assistidos, pois possibilita a eles a apreciação da música, a observação, a entender a diferença dos instrumentos. “A forma como os músicos apresentaram cada instrumento e como monta e desmonta foi muito importante para o conhecimento musical”, reforça.

Já com o trabalho de estimulo aos assistidos, a gerente Mariana Gomes do CRP, explica que os alunos já têm atividades de musicalização oficinas de coral e de banda. “Eles amam isso, então para nós recebê-los na presença de sopros é algo a mais e uma vivencia maravilhosa para eles. Estamos muito felizes e queremos continuidade do projeto”, reforça.

O músico Reinaldo dos Anjos, coordenador do projeto, conta que adorou a interação com os assistidos e que a intenção é voltar. “Foi muito gostoso. É dessa forma que podemos ver como a música agrega na parte de socializar e no contato direto”, comenta sobre a animação. “Aproveitamos esse projeto do Música de Câmara para trazer isso na parte social. É também importante para nós em mostrar o trabalho da Orquestra fora do teatro. É gratificante e ver que eles estão bem instruídos e querem participar da música. É muito gratificante para todos nós”, completa o clarinetista.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.