TRADIÇÃO

Salão Internacional de Humor de Piracicaba busca registro de patrimônio imaterial

Pedido foi feito ao Codepac; exposição de humor é uma das maiores do mundo, realizada ininterruptamente há meio século

Por Fernanda Rizzi | 15/05/2023 | Tempo de leitura: 2 min

Divulgação

Famoso em todo o mundo como um dos maiores eventos de humor gráfico, um dos mais antigos do globo, realizado de forma ininterrupta há 50 anos, o Salão Internacional de Humor de Piracicaba agora deve ganhar o registro de patrimônio histórico e cultural imaterial do município. O pedido está sob análise do DPH (Departamento de Patrimônio Histórico), órgão ligado ao Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural).

Tornar o Salão Internacional de Humor de Piracicaba um patrimônio cultural imaterial do município, assim como ocorreu com a Festa do Divino e o sotaque e o dialeto piracicabanos, ambos em 2016, reforça a importância do evento para a cidade e também perante o mundo, afirma Junior Kadeshi, diretor do Cedhu (Centro Nacional de Humor Gráfico de Piracicaba).

"Destacará ainda mais como o nosso Salão de Humor é uma realização cultural que faz brilhar os olhos da classe artística, público e imprensa, tanto do Brasil como de tantos países de outros continentes, assíduos no evento. E o ano é emblemático para isso, justamento quando celebramos 50 anos de realização", reforça.

O secretário de Governo e da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Carlos Beltrame, lembra que todos os registros anexados pelo Cedhu – entregues ao Codepac – para comprovar a importância do Salão de Humor têm um elemento em comum: Piracicaba.

"A cidade é o pano de fundo e cenário principal na história do Salão de Humor: foi aqui que nasceu a ideia do evento, foi aqui – e é aqui – o ponto de encontro de grandes representares do humor gráfico, além do Engenho Central, um patrimônio do município, que abriga a mostra principal, paralelas e o Salãozinho de Humor".

       Júnior Kadeshi reuniu um vasto material do Salão de Humor para comprovar que se trata, mesmo, de um autêntico patrimônio de Piracicaba. São fotos antigas, muitas delas em preto e branco da década de 1970, que datam os primeiros salões, diversos depoimentos de artistas que passaram e ainda fazem parte do Salão (leia abaixo), além de registros na imprensa local, nacional e mundial, mais catálogos com o acervo do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

     O próximo passo é o Codepac receber o parecer do DPH sobre o pedido. A expetativa é que a resposta aconteça ainda neste mês. Em seguida, se favorável, o registro de Patrimônio Cultural Imaterial do município será encaminhado para a sanção no Executivo, pelo prefeito Luciano Almeida.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.