PASSADO

Museu recebe doações de móveis que pertenciam à família que administrou o Engenho

Peças vieram da França e já estão instaladas no Museu Prudente de Moraes para visitação

Por Redação | 23/04/2023 | Tempo de leitura: 3 min
redacao@jpjornal.com.br

Mobiliário era da residência onde hoje é a Selam

Erick Tedesco
Erick Tedesco

Uma mesa, seis cadeiras, uma cristaleira, um aparador e um louceiro, um conjunto completo de jantar originário da França, talhado em madeira nogueiraeproduzido no estilo medieval são as novas peças do vasto e rico acervo do Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes, equipamento mantido pela Prefeitura de Piracicaba por meio da Semac (Secretaria da Ação Cultural). Os objetos podem ser visitados gratuitamente de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e feriados, das 10h às 14h.

A doação foi realizada por Françoise Balbaud Ometto, que herdou os móveis de sua mãe, Yvonne Berthe Elianne Balbaud, esposa de Jean Pierre Henry Balbaud, ele o ex-gerente da Usina Piracicaba, de propriedade da Societé des Sucreries Brasiliennes, dentro do Engenho Central, até meados do século 20.

O termo de doação do mobiliário foi assinado por Françoise na quinta-feira (19). Como lembra Françoise, os móveis doados agora ao Prudente de Moraes era parte do mobiliário da casa da família, a construção dentro do Engenho Central onde hoje funciona a Selam (Secretaria de Esportes, Lazer e Atividades Motoras).

De acordo com Ana Torrejais, conservadora restauradora de acervos no Museu Prudente de Moraes, não se sabe ainda exatamente a data de fabricação do conjunto de jantar, mas estima-se que seja da segunda metade do século 19.

“Mas é possível dizer que é do estilo medieval por conta do processo de confecção e dos detalhes, que remete ao período”, diz Ana em alusão às cabeças de demônios no topo da cristaleira, além de esculturas de homens bebendo vinho e outra de duas pessoas tocando instrumentos típicos da era medieval em outros móveis.

Além disso, trata-se de um mobiliário com uma história saudosista e, como destaca Ana, ligada a décadas passadas de Piracicaba. Françoise, a doadora, conta que a proprietária original do mobiliário era sua bisavó, Germaine Lelier, que morava na cidade de Lille, na região Pas-de-Calais, ao norte da França. “Aos seis anos, viajei com meus pais à casa dela e fiquei encantada com aquele mobiliário. Já velhinha, ela ofereceu a sua sobrinha neta, minha mãe, Yvonne a sala de jantar medieval. Ela, claro, aceitou”.

O desafio de Jean e Yvonne, pais de Françoise, era então trazer os móveis ao Brasil. “Meu pai adquiriu um vagão de trem, desmontou a sala de jantar, colocou-a dentro do vagão e foram ao Porto de Calais, na França. Lá chegando, retirou as rodas e os eixos do vagão, colocando-os dentro do próprio. Despachou por navio até o porto de Santos.

Já no Brasil, foi retirado o vagão do navio, foram retirados os eixos e as rodas do interior do vagão, colocados no devido local do vagão, ajustando a bitola com a dos trilhos da Companhia Paulista e assim vieram até Piracicaba”, ela detalha.

Para Maurício Beraldo, historiador do Prudente de Moraes, as peças enriquecem o acervo do museu eémais um motivo para atrair a população ao local.“A equipe do museu fica lisonjeada pelos doadores terem escolhido nossa instituição paraadoação dos móveis históricos, demonstrando assim a importância do Museu Prudente de Moraes paraaguarda e conservação da história de Piracicaba e do Brasil”.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.