ESPETÁCULO

Música de Câmara OSP terá o quinteto de cordas e apresentação de bailarinos

Música de Câmara OSP terá o quinteto de cordas e apresentação de bailarinos, neste domingo, às 19h

Por Da Redação | 16/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Piracicaba

Diculgação

Música de Câmara OSP terá o quinteto de cordas e apresentação de bailarinos, às 19h
Música de Câmara OSP terá o quinteto de cordas e apresentação de bailarinos, às 19h

A praça Alice Caprecci Soares, no Jardim Elite, em Piracicaba, será transformada em espaço de encontro e encantamento neste domingo (16), às 19 horas. Em parceria com o projeto independente Música+, o projeto Música de Câmara da OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) encerra sua temporada 2023 com uma parceria que irá proporcionar ao público um concerto de música, tango e luzes, aberto ao público em geral. A apresentação é gratuita e aberta à população.

O Música de Câmara OSP terá o quinteto de cordas, formado pelos músicos Ricardo Yeda Rebouças e Felipe Porsebon (violinos), Iriz Costa Felippe (viola), Sérgio Ribeiro (violoncelo) e Daniel Machado (contrabaixo).

Na primeira parte, os músicos homenageiam o centenário do bandoneonista e compositor argentino Astor Piazzolla (1921 – 1992). O repertório segue com uma mistura clássica e popular, contemplando Mozart, Carlos Gardel, The Beatles e Coldplay. Em meio às apresentações, os bailarinos Mauricio Fernández e Ana Claudia Magagnin trazem a beleza do tango argentino, dança originária dos subúrbios de Buenos Aires, mistura de paixão, melancolia e sedução em movimentos sincopados, e convidam o público a dançar.

A pracinha do Jardim Elite, cenário escolhido para o concerto aberto, receberá uma iluminação especial para exaltar a arborização e o bom cuidado da comunidade com o espaço público. Cerca de 200 cadeiras serão disponibilizadas para acomodar as pessoas.

De acordo com Miriam Miranda e Heloísa Guerrini, idealizadoras e coordenadoras do Música+, o projeto se propõe a promover encontros artístico-culturais com o conceito de transformação das pessoas em relação ao que vão assistir e sentir, envolvendo-as com o meio ambiente urbano. “Nosso propósito é levar a arte como um alento, importante nos dias atuais”, afirma Heloísa. “A escolha de Piazzolla foi para que as pessoas ampliem o contato com a genialidade desse músico argentino, um verdadeiro abraço”, comenta Miriam.

Já o projeto Música de Câmara foi idealizado e coordenado pelo clarinetista Reinaldo dos Anjos e pela produtora musical Mayumi Micheletti, em parceria com a direção da OSP, regida pelo maestro alemão Knut Andreas. Aprovado pelo edital 14/2022 do Proac, ele percorreu oito cidades da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba), desde novembro de 2022, com a proposta de transformar o conceito sobre música sinfônica. “Há quem ainda relacione os concertos sinfônicos com eventos elitizados, por isso a finalidade do projeto foi promover esse contato do público com a qualidade musical sinfônica, especialmente às pessoas menos habituadas”, destacou Reinaldo dos Anjos.

Mayumi explica que a música de câmara é um dos gêneros da música de concerto. Segundo ela, a formação de câmara se dá a partir de pequenos grupos de diferentes composições, que podem ser quartetos ou quintetos de cordas, com ou sem percussão, e quintetos de madeiras ou metais que, no caso do projeto, são compostos por músicos da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, que se dividem em quartetos.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.