DIA MUNDIAL

Erasmo Spadotto comemora o Dia do Desenhista, prestes a completar 30 anos de carreira

Erasmo foi diretor do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) do Salão Internacional de Humor de Piracicaba de 2017 a 2020

Por Ronaldo Castilho | 15/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min
ronaldo.castilho@jpjornal.com.br

Arquivo Pessoal

Erasmo Spadotto trabalhou com chargista no Jornal de Piracicaba
Erasmo Spadotto trabalhou com chargista no Jornal de Piracicaba

Dia Mundial do Desenhista. Celebrada em 15 de abril, a data foi criada em homenagem ao nascimento de um dos mais famosos desenhistas de todos os tempos: Leonardo da Vinci. A comemoração foi instituída pela primeira vez em 2011 e é uma iniciativa da Associação Internacional de Artes.

Existem diversos estilos de desenho, como charge, caricatura, mangá, cartoon, esboço ou sketch, grafite, xilogravura, realismo e abstrato. Ao longo dos anos, as técnicas vão se aperfeiçoando e novas manifestações artísticas surgem, como é o caso da arte digital. Em Piracicaba e região, o nome que se destaca é de Erasmo Spadotto.

Eramos Spadotto autografando seu livro na Acipi - (Foto: Alessandro Maschio/JP)

Erasmo foi diretor do Cedhu (Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação do Humor Gráfico de Piracicaba) do Salão Internacional de Humor de Piracicaba de 2017 a 2020, e recebeu o título de Cidadão Piracicabano, em fevereiro deste ano.

Erasmo completa neste ano 30 anos de carreira. “O dia 15 de abril, é mais uma homenagem do tipo de arte que a gente divulga, e passamos uma mensagem sem palavras, extrapolando a parte verbal com a parte da arte em relação ao que é a comunicação. Esse ano eu comemoro 30 anos de carreira, eu comecei como profissional chargista fixo no Jornal de Piracicaba”, salientou.

LEONARDO DA VINCI

Nascido em 15 de abril de 1452, na pequena aldeia de Vinci, perto de Florença, na Itália, Leonardo Da Vinci foi um dos maiores gênios de seu tempo. A tela "Mona Lisa", o notabilizou como um dos principais pintores da Renascença.

Muitas de suas obras se perderam ou ficaram inacabadas. Conhecem-se apenas 12 telas de autenticidade reconhecida, sendo visível a importância que o artista concedeu aos contrastes entre luz e sombra.

Foi na pintura que Da Vinci mais se destacou, porém teve contribuição em diversos campos, como engenharia, arquitetura, urbanismo, mecânica, cartografia, balística, hidráulica e anatomia.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.