PRESERVAÇÃO

Società Italiana tem projeto de restauro aprovado para prédio histórico

Projeto foi aprovado pela Cultura de SP; investimento é de R$ 446.380,00

Por Fernanda Rizzi | 15/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Arquivo/JP

Imóvel é considerado um dos principais patrimônios
Imóvel é considerado um dos principais patrimônios

A Società Italiana di Mutuo Soccorso de Piracicaba teve o Projeto Técnico de Restauro de seu prédio histórico aprovado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, no mês de março. O investimento será de R$ 446.380,00, que serão captados por meio do ProAC Editais.

O prédio, construído entre 1904 e 1905, é considerado um dos mais importantes patrimônios históricos de Piracicaba, e foi tombado pelo Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural), em 1992. O projeto consiste na elaboração do memorial de restauro e dos projetos executivos, arquitetônicos e complementares, necessários para o restauro do imóvel.

“Esse momento é muito importante para todos nós, pois conseguimos dar o primeiro passo. É um prédio antigo com mais de 100 anos, então tem muita madeira, toda a parte está comprometida por causa de cupim. Sem falar da parte elétrica, hidráulica, e temos que agradecer os presidentes anteriores que fizeram um trabalho muito grande. Comecei esse projeto há alguns anos,eisso irá mudar muito”, disse o ex-presidente Sérgio Forte, agora membro da diretoria.

O projeto também trará um site com conteúdo histórico e haverá uma palestra com a restauradora Juliana Binotti, com o intuito de informar a população sobreaimportância de preservar os prédios históricos, por tudo que eles representam, como o fortalecimento da cultura e da identidade locais.

“A Società reformada é para Piracicaba. É um típico teatro italiano e importante. Com a reforma teremos todos os confortos que um teatro precisa ter. Poderemos alugar o espaço e aumentar a qualidade de aulas de italiano. Estamos muitos felizes. Agradeço todos que colaboraram e contribuíram”, disse Forti.

Além disso, as empresas que recolhem ICMS poderão destinar até 3% do valor a pagar, mensalmente, para o projeto, conforme a Lei 268/2006, que cria o ProAC (Programa de Ação Cultural. Para as empresas que manifestarem interesse em ser um patrocinador do projeto,opróprio sistema informa o valor que pode ser destinado por mês para o projeto cultural escolhido. Destacando que a empresa optando em investir, não fica obrigada a fazer a destinação todo mês.

“No mercado competitivo,oinvestimento em Cultura é um grande diferencial. O espectador que for a um espetáculo ou a uma exposição, ou visitar um prédio histórico que foi restaurado e teve a história preservada vai saber que aquela empresa permitiu que ele vivesse aquele momento bom e prazeroso. Nesse caso específico, irá contribuir para manter vivaahistória da Società, da comunidade italiana, de Piracicaba eanossa história”, reforça a sociedade italiana.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.