CURSO LIVRE

Biblioteca iniciará curso gratuito em africanidades

Mohamed Aboua Blaise, graduado em licenciatura em letras (espanhol) pela Université Felix Houphouet Boigny de Cocody-Abidjan, da Costa do Marfim, explica a ideia da aula

Por Da Redação | 15/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min
Jornal de Piracicaba

Divulgação

A aula inaugural chama Sistema Gráfico Adinkra, com o costa-marfinense Mohamed Aboua Blaise
A aula inaugural chama Sistema Gráfico Adinkra, com o costa-marfinense Mohamed Aboua Blaise

A Biblioteca Pública Municipal Ricardo Ferraz de Arruda Pinto (situada na rua Saldanha Marinho, 333) inicia neste sábado (15), das 15h às 17h, o curso livre em Africanidades, que trará ao longo de 2023, uma vez por mês, palestras com temas relacionados ao continente africano e suas diásporas.

A aula inaugural chama Sistema Gráfico Adinkra, com o costa-marfinense Mohamed Aboua Blaise, mestre e doutor em literatura brasileira. A atividade acontece no anfiteatro e a entrada é gratuita. As inscrições podem ser realizadas por meio do WhatsApp da Biblioteca: 3433-3674. Haverá certificado para os inscritos.

O projeto curso livre em Africanidades é idealizado pela Biblioteca, CDCPN (Centro de Documentação, Cultura e Política Negra de Piracicaba) e Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Mohamed Aboua Blaise, graduado em licenciatura em letras (espanhol) pela Université Felix Houphouet Boigny de Cocody-Abidjan, da Costa do Marfim, explica a ideia da aula.

“A partir da premissa do debate sobreouso da indumentária na África antes da chegada dos europeus no continente, a ideia é apresentar rapidamente alguns tecidos genuinamente africanos para destacar o tecido com os Adinkras. Esse sistema gráfico dialoga além do simples ato de se vestir com conceitos socio-filosóficos sobre os quais serão tratados”, ele revela.

Para reforçar o debate, Mohamed também passará dois pequenos vídeos mostrando a dança na Costa do Marfim de uma rainha, da etnia abron, e de um guerreiro do mesmo povo.

Nascido na Costa do marfim, Mohamed realizou o mestrado e doutorado pela USP (Universidade de São Paulo). O doutorado traz um estudo comparado entre Macunaíma e Kaydara do Cheikh Ahmadou Hampaté Bâ. Ele ainda é quem traduziu ao português o livro Menosprezo Ocidental: Lágrimas de Sangue, Contos e Contas da Escravidão, do já falecido líder religioso africano Grand Papa.

Mais informações podem ser conferidas no Instagram: @bibliotecadepiracicaba.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.