LEGADO NA ARTE

Exposição lembra 50 anos da morte de Picasso e tem obra de piracicabano

Mostra virtual tem a participação do artista e cartunista Érico San Juan

Por Fernanda Rizzi | 13/04/2023 | Tempo de leitura: 2 min
fernanda.rizzi@jpjornal.com.br

Reprodução

Artista trouxe uma linha minimalista para sua obra
Artista trouxe uma linha minimalista para sua obra

Considerado um dos principais artistas do século 20, Pablo Picasso foi um pintor espanhol que deixou um legado para a arte com mais de 13 mil quadros, 100 mil desenhos e 300 esculturas, durante a sua carreira. A “Exposição de Cartuns: Picasso Entre Nós”, realizada pelo Troféu HQMix, com apoio da ACB (Associação dos Cartunistas do Brasil, Arriminum Tecnologia e embaixada da Espanha, lembra o grande pintor que neste ano completa os 50 anos de sua morte: 8 de abril de 1973.

Com a curadoria de André Barroso, Francisco Puñol e José Alberto Lovetro (JAL), a exposição conta com 220 desenho de cartunistas de 35 países, entre eles, está o piracicabano Érico San Juan. A mostra, que pode ser conferida no link www.blog.hqmix.com.br/exposicao/picasso-entre-nos/, apresenta a captação do humor gráfico e em como Picasso é uma inspiração nos diversos estilos de pintura.

Além disso, a exposição começou com um desenho de Chico Caruso feito para seu livro “Pablo Mon Amour” e que fez parte de uma exposição organizada pelo André Barroso nas ocasiões de 20 anos sem Picasso, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e 30 anos sem Picasso em diversos pontos de Niterói.

O artista Érico San Juan explica que não quis a concepção da maioria dos colegas cartunistas da exposição, que era caricaturar o Picasso com o estilo do próprio Picasso. “Segui uma linha minimalista, com elementos do traço de um dos desenhos mais conhecidos dele, uma das versões estilizadas de sua Pomba da Paz. No meu trabalho a minha caricatura dele se funde com a sua criação, a Pomba”, conta ele.

Além disso, para ele, o Picasso é uma influência incontestável para todos os artistas do mundo, mesmo que alguns o reneguem e o concedem por sua vida pessoal. “O que permanece,oque em primeiro plano para as gerações posteriores, é somente o seu legado artístico”, afirma Juan.

No entanto, o espanhol inspirou-se em momentos de sua vida pessoal para criar as grandiosas obras. O artista também foi o fundador do Movimento Cubista, que trouxe uma inovação na época, pela utilização dos geométricos e de colagens, além de romper a estética da perfeição nas obras de arte.

Clique para receber as principais notícias da cidade pelo WhatsApp.

COMENTÁRIOS

A responsabilidade pelos comentários é exclusiva dos respectivos autores. Por isso, os leitores e usuários desse canal encontram-se sujeitos às condições de uso do portal de internet do Portal SAMPI e se comprometem a respeitar o código de Conduta On-line do SAMPI.