Sequelas pós covid-19

Por Ana Pascoalete |
| Tempo de leitura: 3 min

Com a vacinação avançando e aumentando a população imunizada para vencer o coronavirus, muitas pessoas ainda precisam de ajuda para amenizar os vestigios relacionados a saúde mental, principalmente nos casos graves que venceram o covid 19. Se o confinamento não foi fácil para a população, imagine para os individuos que contrairam a doença e necessitaram de entubação e UTI por dias, em um ambiente hospitalar de muitas incertezas e tempo de sobra para se preocupar com tudo, temendo a perda da própria vida.

Embora para uma parcela significativa da população a vida próximo da realidade que consideravamos normal venha retomando aos poucos, para muitos que perderam entes queridos e passaram pela doença com quadros de maior gravidade ainda sente-se inseguros e com manifestações de sintomas. Aos poucos as ruas e comercios vem assumindo a retomada de seus frequentadores que sentem –se mais seguros, mas por outro lado há pessoas que sentem a necessidade em manterem –se no isolamento social, evitando sair as ruas, entrar em contato com outras pessoas e desta forma perdendo o controle do que acontece ao seu redor.

Muitas dessas pessoas estão procurando por tratamento psiquiatrico e ou psicologico sendo diagnósticadas com sindromes relacionadas a obsessão, fobias sociais ou agorafobia, e pesquisas apontam que as dificuldades relacionadas a saúde mental continuar aumentando, independente da redução da pandemia, devido cada individuo ser singular, com sua personalidade e suas próprias experiencias, vale apontar que o estresse pós traumatico pode surgir em qualquer momento da vida após o trauma experienciado.

Há também os casos de pessoas que venceram a doença e sentem-se muito confortaveis com o emocional, porém sentir –se bem não é garantia que não apresentarão sintomas em momentos futuros. Já é possivel sentir o impacto com o aumento de demanda na sociedade por individuos da rede publica, particular e convenios que estão buscando por tratamentos relacionados ao psiquico. Um dos quadros é a agorafobia, que faz com que as pessoas se sintam inseguras em certos lugares, causando ansiedade, temendo sofrer ataque de pânico, que é um medo antecipado de uma situação que não tem porque chegar ou ocorrer, e passar por eventos estressantes na vida, se ainda tiver um temperamento ansioso ou nervoso, podem provocar o seu desencadeamento.

Lembrando ainda que no nosso país muitas familias passaram por perdas de empregos de seus membros provedores, incertezas relacionadas ao futuro, escasses de alimentos para necessidades básicas da familia, sentindo o desrespeito pelo descaso das autoridades politicas, etc. Outro transtorno evidenciado como crescente é o obsessivo, que esta relacionado com o controle que os individuos têm com seu ambiente, geralmente a casa, com organização, limpeza, sentindo se mais seguros nesse ambiente e podendo gerar inclusive questões com hipocondria, principalmente relacionado a remédios como vermifugos e vitaminas diversas, muitas vezes de uso desnecessário, ainda qualquer sintoma relacionar ao covid 19, realizando muitos testes, medindo a temperatura, saturação, etc.

Os padrões de esquiva também estão aumentando, muito relacionados à fobia social, ou seja a tendencia a inibição social, evitado contato com outras pessoas por não confiar nos demais ou acreditar ser alvo de avaliações constantes. A ansiedade, afastar-se de lugares onde há muitas pessoas, pode estar vinculados a fobia social. Claro que não devemos olhar patologia em tudo, porque em periodos de mudanças, incertezas ocorrem reações absolutamente normais que podem ter envolvido momentos ou experiencias muito ruins, e isso pode ser superado, pois o ser humano apresenta uma capacidade de adaptação e resistência.

É necessario o dissernimento entre momentos ruins, de intenso sofrimento e uma patologia, mas caso os sintomas persistam é necessário procurar por ajuda, de modo que possa retomar sua rotina com responsabilidade. Os impactos e sequelas causados por essa pandemia são heranças que nosso planeta deverá ressignificar no decorrer do tempo.

Ana Carolina Carvalho Pascoalete

Comentários

Comentários